CIÊNCIA

Livro de professores da Esalq vence prêmio de literatura científica

Livro 'Hidrologia Florestal Aplicada: Planejando as Interações entre a Floresta e a Água' ficou em primeiro na categoria Ciências Naturais e Matemáticas

Por Da Redação | 06/12/2023 | Tempo de leitura: 1 min
Jornal de Piracicaba

Divulgação/Esalq

O livro "Hidrologia Florestal Aplicada: Planejando as Interações entre a Floresta e a Água", de autoria de Silvio F. B. Ferraz e Walter de Paula Lima, ambos docentes do departamento de Ciências Florestais da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), foi laureado em 1º lugar na categoria Ciências Naturais e Matemáticas, na 9ª edição do Prêmio ABEU.

Promovido pela Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU), a iniciativa celebra a excelência e o comprometimento das editoras universitárias. Para reconhecer autores, a cerimônia de entrega dos prêmios ocorreu em um evento especial no dia 17 de novembro, às 18h, no Teatro da Unibes Cultural, em São Paulo (SP).

A obra – O livro "Hidrologia Florestal Aplicada: Planejando as Interações entre a Floresta e a Água" apresenta e discute conceitos modernos sobre o conhecimento atual das relações entre as florestas e a conservação da água, como contribuição para a busca do maior equilíbrio entre a produção e conservação no planejamento de bacias hidrográficas, e como apoio ao aprendizado nos cursos de ciências agrárias e ambientais. Conceitos fundamentais da hidrologia como ciclo hidrológico e seus processos constituintes, a bacia hidrográfica como unidade integradora, o comportamento da água no solo e os processos eco-hidrológicos da zona ripária, são abordados ao longo de seus doze capítulos.

Aspectos aplicados de manejo de bacias hidrográficas, como o uso da água pelas florestas e seus serviços hidrológicos, entre outros, também fazem parte da análise, que inclui ainda um histórico das relações entre a floresta e a água e um apêndice com terminologia, unidades e transformações, de grande utilidade para o pesquisador.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

Siga o Canal do JP no WhatsApp para mais conteúdo.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.