UBSs

Entenda como funciona o atendimento noturno em unidades de saúde de Piracicaba

Consulta é feita por agendamento prévio; na primeira semana, 346 pacientes foram atendidos com horário estendido

Por Da Redação | 05/12/2023 | Tempo de leitura: 3 min

Divulgação

Marcella da Silva, 23, aprovou o atendimento noturno das unidades de saúde
Marcella da Silva, 23, aprovou o atendimento noturno das unidades de saúde

Em uma semana de funcionamento, o horário estendido em cinco unidades de saúde da Atenção Básica já atendeu 346 pacientes em consultas médicas e de enfermagem. O balanço da primeira semana de atendimento – de 27/11 a 01/12 – foi divulgado na manhã desta terça-feira (5), pela Secretaria de Saúde. Segundo levantamento, para consulta médica foram 340 pacientes agendados, com 263 comparecimentos e 77 faltas; para consulta em enfermagem, foram 112 pacientes agendados, com 83 comparecimentos e 29 faltas.

O secretário de Saúde, Douglas Koga, disse que o número é positivo, já que atende uma demanda de pacientes que não tem condições de ir até uma consulta em horário tradicional, porém, o número de faltas é o que mais preocupa, já que foi registrado 22,6% de absenteísmo nas consultas médicas e 25,9% nas consultas de enfermagem nestas unidades. “É a primeira semana de atendimento agendado em horário estendido e entendemos ser normal a procura não ser tão grande. No entanto, tivemos também um bom número de pacientes que se interessaram pelo período alternativo, mas infelizmente boa parte destas pessoas confirmam o agendamento e acabam não comparecendo. É um prejuízo para todos, para a prefeitura e para a população”, falou.

Durante visita à unidade Crab Piracicamirim, o prefeito Luciano Almeida foi recepcionado pelo secretário de Saúde e pela coordenadora médica do DAB, Cláudia Souza Miranda Barros Fonseca, e reforçou a importância da adesão da população ao atendimento agendado na Atenção Básica.

“Sabemos da dificuldade de quem trabalha durante o dia e precisa ir ao médico à noite. Por isso, queremos que o cidadão procure uma unidade básica, agende seu atendimento e tenha sua consulta médica ou de enfermagem durante a noite, com hora marcada, sem precisar ir à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que é de urgência e emergência e não vai priorizar seu atendimento. Esta é uma das novidades que lançamos agora. Em breve, teremos a telemedicina, que vai ajudar ainda mais a população que poderá ter acesso à consulta online, das 17h às 8h, por meio do aplicativo do cartão Pira Cidadão”, explicou.

PRIMEIROS PACIENTES – O novo horário de atendimento foi recebido bem pelos usuários do Crab Piracicamirim. A vendedora Marcella da Silva Mathias, 23, foi uma das primeiras a agendar consulta médica à noite. “Eu estava a muito tempo precisando de uma consulta, porém, o trabalho não estava permitindo devido ao horário. Quando soube do horário da noite, corri agendar meu horário. É perto de casa, não atrapalhou meu trabalho e atendeu minhas necessidades. Só tenho a agradecer à prefeitura pela iniciativa”, declarou.

Para Mirella Barbosa Santana, estudante de 17 anos, também foi um ganho o novo horário. “Estudo em período integral e só tenho a noite para uma consulta. Poder vir aqui, com horário agendado e ser bem atendida, sem esperar nas longas filas das UPAs é ótimo”, agradeceu.

Já a dona de casa Rosely Aparecida da Silva Mathias, 52, já está fazendo o convite para os vizinhos e amigos para fazer seu agendamento. “Fiz minha consulta, foi rápido e já tive os encaminhamentos para alguns exames. Foi tão bom que já estou falando para os amigos e vizinhos para agendarem suas consultas à noite. É mais tranquilo”, afirmou.

AGENDAMENTO – Os Centros de Referência da Atenção Básica (Crab) Novo Horizonte, Vila Rezende e Piracicamirim e as Unidades Básicas de Saúde (UBS) Centro e Parque Piracicaba/Balbo seguem abertos para atender a população das 17h às 21h com consultas de clínico geral e de enfermagem. O atendimento é feito por agendamento prévio e vai contemplar, inicialmente, 264 mil pessoas cadastradas nas unidades UBSs Centro, Independência, Parque Piracicaba/Balbo, Algodoal, Planalto e Caxambu, além dos Crabs Vila Rezende, Vila Sônia, Santa Teresinha, Vila Cristina, Novo Horizonte e Piracicamirim.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

Siga o Canal do JP no WhatsApp para mais conteúdo.

2 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.

  • Deise Silva
    07/12/2023
    No crab da vila Rezende não tem previsão de agenda para clínico geral. Se quiser, tenta chegar cedo e ver se consegue uma das 4 vagas de encaixe para as consultas noturnas. Mas se chegar depois das 16 horas, pode ser que já não tenha mais nada. Que bom que tá funcionando pra quem mora longe, porque pra quem mora no bairro, não tem médico não.
  • Vânia Bissoli
    06/12/2023
    Meus pais foram até a unidade da vila Rezende e foram informados que não estão agendando ,tem que ficar lá a partir das 16:30 e ver se consegue vaga,mas no dia que foram já não tinha mais,ficou pior ainda,pq antes eles marcavam e agora não marcam mais,um desrespeito para pessoas idosas ficar até a noite pra ver se consegue uma vaga,minha mãe precisa da receita para o remédio de diabetes e não conseguiu um agendamento, conclusão, não vai conseguir pegar seus medicamentos,gostaria de ver onde está o sucesso de uma ação que prejudica idosos e mais carentes, gostaria de uma resposta do novo secretário,pq a saúde em Piracicaba está de mal a pior.