AIDS E SÍFILIS

Exame para detectar HIV e profilaxia que pode evitar contágio: o que você precisa saber

Por Da Redação |
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
Oferta de testes rápidos para diversas ISTs será intensificada ao longo da campanha Dezembro Vermelho
Oferta de testes rápidos para diversas ISTs será intensificada ao longo da campanha Dezembro Vermelho

Dezembro é o mês de conscientização e luta contra o HIV/Aids. Várias ações acontecem em Piracicaba para que a população faça testes que detectem as chamadas ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis).

A conscientização é importante porque existem a PEP (Profilaxia Pós-Exposição) e a PrEP (Profilaxia Pré-Exposição ao HIV) - ou seja, é possível se prevenir do vírus se a pessoa possivelmente infectada agir rápido.

De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica Municipal, atualmente, são 2.243 pessoas em tratamento para HIV/Aids. Em 2020, foram 70 novos casos de HIV/Aids; em 2021, 71; em 2022, 111; e, em 2023, 79 até 30/11. Já os casos de sífilis são: 257 em 2020; 292 em 2021; 355 em 2022; e 325 em 2023 até 30/11.

CEDIC – O Centro Especializado em Doenças Infectocontagiosas é responsável pela assistência ambulatorial às pessoas vivendo com HIV/Aids, Hepatites Virais, Tuberculose e Hanseníase, prestando atendimento integral e de qualidade aos usuários, vinculando-os a uma equipe multidisciplinar, responsável pelo acompanhamento e busca ativa de contatos.

Também desempenha atividades voltadas à aconselhamento, diagnóstico e vinculação de pessoas com HIV, Sífilis e Hepatites Virais, resguardando o sigilo, a confidencialidade e o respeito aos direitos humanos.

Além disso, oferece a PEP (Profilaxia Pós-Exposição) para pessoas que tiveram uma provável exposição (dentro de 72 horas) ao vírus HIV por meio de violência sexual, acidente com material perfuro-cortante ou sexo consentido, e a PrEP (Profilaxia Pré-Exposição ao HIV) como uma das formas de prevenção.

Cabe lembrar que o Cedic está vinculado à Secretaria Municipal de Saúde e atua de forma intersetorial, desenvolvendo ações junto à rede de saúde, unidades prisionais, empresas, além de atividades extramuros, visando sobretudo a prevenção e o diagnóstico precoce dessas doenças.

O agendamento das consultas geralmente é feito pelas Unidades de saúde. Já a PrEP é agendada pelo próprio usuário, podendo ser via telefone, e a PEP é ofertada por demanda espontânea (sem agendamento). Quanto aos testes rápidos (HIV, sífilis e hepatites virais), os usuários podem procurar também qualquer Unidade de saúde do município (UBS, CRAB e USF), além do Cedic.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

Comentários

Comentários