ARTIGO

A importância da força de preensão na terceira idade e como melhorá-la!

Por Rogério Cardoso |
| Tempo de leitura: 2 min

À medida que a população mundial envelhece e com isso a brasileira também, a atenção à saúde do idoso se torna cada vez mais relevante. Eu mesmo a cada dia vejo mais informações sobre como envelhecer de forma saudável. Uma coisa importante no processo de envelhecimento é a força de preensão, que é a capacidade de segurar objetos com as mãos e, desempenha um papel crucial na independência e na qualidade de vida dos idosos. A força de preensão está associada a uma série de desfechos importantes, como a capacidade funcional, a mobilidade e a prevenção de quedas.

Em um recente estudo publicado na Revista Cientifica Scientific Reports intitulado “Reference values and factors associated with hand grip strength among older adults living in southeastern Poland” mostra que a força de preensão é um indicador importante da saúde e do bem-estar na terceira idade. No estudo a diminuição da força de preensão está associada a uma maior vulnerabilidade a incapacidades, menor capacidade funcional e maior risco de mortalidade bem como risco maior de quedas.

Além disso, a força de preensão está diretamente relacionada à capacidade de realizar atividades diárias, como vestir-se, alimentar-se e realizar tarefas domésticas, o que impacta diretamente na independência e na qualidade de vida dos idosos.

No entanto, existem coisas que podemos fazer em casa para melhorar esta força de preensão que podem ser adotadas no dia a dia para que com isso efetivamente, possa ser melhorado.

Umas das coisas mais comuns é o exercício de resistência e a pratica regular de exercícios de resistência, como o levantamento de pesos que pode ser a musculação, treinamento funcional ou pilates ou a utilização de bandas elásticas que tem se mostrado eficaz na melhoria da força de preensão em idosos. Você pode também “brincar” com seu familiar de apertar dez vezes a mão, em cada mão. É também uma forma de fortalecimento. Esses exercícios estimulam o desenvolvimento muscular e aprimoram a capacidade de segurar objetos com as mãos. Eu já vi meus alunos fazendo isso com filhos e netos.

Qualquer atividade física que faça como a caminhada, a natação e a dança, também pode contribuir para a melhoria da força de preensão. As atividades de vida diária também ajudam, como exemplo, pegar um peso no chão entre outros.

A força de preensão não é muito falada como um indicador importante da saúde e do bem-estar na terceira idade, mas, está associada à capacidade funcional, à independência e à qualidade de vida dos idosos. Ao promover a melhoria da força de preensão, é possível contribuir significativamente para a saúde e o bem-estar dos idosos, permitindo-lhes desfrutar de uma vida ativa e independente por mais tempo.  Chegou a hora de começar a pensar nisso! Até a próxima!

--------------

Os artigos publicados no Jornal de Piracicaba não refletem, necessariamente, a opinião do veículo. Os textos são de responsabilidade de seus respectivos autores.

Comentários

Comentários