
A temperatura mais alta registrada em Piracicaba aconteceu no ano de 2020. De acordo com o Departamento de Engenharia de Biociências da Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), naquele ano, no mês de outubro, os termômetros registraram 41,2°C de acordo com a média histórica, que teve início em 1979. Antes disso, o dia mais quente da história da cidade tinha acontecido em 1985, quando, pela primeira vez na série histórica, a cidade teve um dia com mais de 40°C. Em novembro daquele ano, foi registrada uma temperatura de 40,2°C.
Hoje (13), sob influência de uma onda de calor, o pico do tempo quente foi atingido às 15h, quando, de acordo com o Ciiagro (Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas), os termômetros chegaram aos 39,7°C. Segundo a previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) a máxima prevista para hoje é de 42°C.
A previsão, mostra, porém, que ainda existe a possibilidade de chuvas isoladas no período da tarde ou à noite. Para amanhã (14), a mínima prevista é de 23°C, enquanto a máxima deve ser de 41°C, com poucas nuvens no céu durante o dia. Já a previsão da quarta-feira (15), mostra que o feriado vai ser quente, com a mínima de 22°C e a máxima em 39°C, com muitas nuvens no céu e chuvas isoladas. Na previsão estendida, na quinta-feira (16), a mínima prevista deve ser de 25°C, enquanto a máxima deve ficar em 41°C.
Por conta do calor, Piracicaba está na área de “grande perigo” no alerta do Inmet para a onda de calor. Segundo o comunicado, a semana deve ter dias com os termômetros 5°C mais quentes que o normal da época por um período maior que cinco dias. O alerta deve durar, pelo menos, até às 23h59 do dia 17 de novembro, e passa por toda a extensão das regiões Sudeste, Centro-Oeste e parte das regiões Nordeste e Norte do Brasil. Além disso, Piracicaba foi colocada na região de perigo para baixa umidade. Segundo o alerta, que deve durar pelo menos até às 18h de hoje, a cidade deve passar o dia com a umidade relativa do ar entre 20% e 12%, o que causa riscos de incêndios florestais, além de danos à saúde, como ressecamento de pele e desconforto nos olhos e nariz.
Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.