FEBRE MACULOSA

Piracicaba confirma primeira morte por febre maculosa em 2023

Por Da Redação | Jornal de Piracicaba
| Tempo de leitura: 1 min
Divulgação

A Vigilância Sanitária, da SMS (Secretaria Municipal de Saúde) de Piracicaba, confirmou na última sexta-feira (10) a primeira morte por febre maculosa na cidade. A informação foi confirmada pela Saúde hoje (13). De acordo com a SMS, o registro é de um paciente homem, com idade entre 30 e 39 anos, que faleceu em outubro. Agora, o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) vai começar a investigar o local de possível infecção da vítima.

No mês passado, a SMS confirmou o primeiro caso positivo para a doença em uma paciente do sexo feminino, na faixa etária entre 30 e 39 anos, que apresentou sintomas em junho desse ano, com evolução para cura. Neste ano esta é a segunda confirmação da doença; no ano passado, foram confirmados dois casos e um óbito pela doença; em 2021, foram cinco confirmações e quatro mortes.

O trabalho de orientação e prevenção à febre maculosa é realizado pelas Secretarias de Saúde (SMS), por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), e de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap). A Prefeitura alerta para os riscos da doença, que é transmitida pelo carrapato-estrela infectado pela bactéria Rickettsia rickettsii e pode levar à morte.

Comentários

Comentários