A deputada estadual Professora Bebel (PT) fez representação ao Ministério Público do Estado de São Paulo sobre a autorização para a demolição dos prédios do antigo complexo industrial ‘Boyes’, em Piracicaba. A demolição foi aprovada pelo Codepac (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Piracicaba). A aprovação aconteceu no dia 16 de junho deste ano, e dos 13 prédios do complexo, seis serão derrubados para a construção de um empreendimento imobiliário.
A representação foi feita na tarde de ontem (6). No documento, ela pede que a demolição seja suspensa, e destaca que as edificações são tombadas desde 2004 pelo Codepac, e informa que em ata da reunião que aprovou a demolição, assinada pelo presidente, Esio Antônio Pezzato, e pelo primeiro secretário do Codepac, Álvaro Luis Saviani, há menções aos questionamentos e pedidos de ressalvas feitos por outros membros do Conselho sobre os pontos. Segundo ela, isso demonstra que, apesar da aprovação, há receios de conselheiros sobre a autorização concedida.
Entre as preocupações mencionadas na ata estão a descaracterização do conjunto tombado diante previsão de construção de quatro torres, de mais de 90 metros, assim como se os empreendedores farão o restauro e requalificação da Praça Boyes, que integra conjunto patrimonial tombado, por seu aspecto histórico, cultural e fabril; detalhamento de espaços que serão de acesso e interesse público; construção de memorial da antiga tecelagem. Além disso, pedem ainda estudos de impacto ambiental e de uso do solo, análise e relatório de impacto de vizinhança, bem como o licenciamento e execução de medidas mitigadoras e compensatórias. “Por essa razão, é a presente para requerer que adote as providências que entender necessárias, no sentido que seja investigado a aprovação da demolição de prédios tombados da ‘Boyes’ para construção de empreendimento, bem como no inclusive no âmbito judicial, para que se interrompa a demolições dos 6 prédios tombados”, citou no documento encaminhado.
Comentários
5 Comentários
-
Danielle de Almeida Benedetti 08/11/2023O respeito pela história de um povo se faz pela preservação de seu patrimônio. Ele é incomensurável.
-
EDUARDO CARLOS DOS SANTOS 07/11/2023Mas não é o partido dela que é a favor de emprego? Do que vale ter em prédio que só serve para acumular sujeira, quanta babaquice em torno do assunto.
-
carlos roberto rodrigues 07/11/2023Me desculpe deputada Bebel mas destavez a senhora está fazendo um ridiculo papel pois está mal assessorada sobre o projeto Boulevard Boyes . Pq como deputada nao solicita a apresentação real do que projeto que pode viabilizar a transformacao de um local em ruinas , com drogados e delinquentes usando o local , para um local com múltiplos usos para turistas , com geracao de emprego e renda , um projeto de cunho internacional.
-
Jjussara veigs 07/11/2023Estou de a cordo com a deputada bebel estao acabando com nossas memorias e património cobrindo as sombras devastando arvores.qdo derrubaram uma arvore dizendo ela estar podre a arvore ficou 3 dias pingando um liquido branco nao estava morta
-
Carlos Augusto Olbrich 07/11/2023Para que serve essa porcaria de CODEPAC ? Agora também vão construir um empreendimento ao lado da Igreja dos Frades que é tombada.