PROJETO

Entenda o projeto de revitalização da Praça José Bonifácio; consulta pública está aberta

Por Nani Camargo | nani.camargo@jpjornal.com.br
| Tempo de leitura: 3 min
Claudinho Coradini/JP
Governo Luciano Almeida quer remodelar a praça
Governo Luciano Almeida quer remodelar a praça

A Prefeitura de Piracicaba disponibiliza até dia 20 de novembro consulta pública para receber dúvidas e sugestões sobre o projeto de revitalização da praça José Bonifácio e seu entorno. O objetivo é abrir espaço para que a população opine sobre o projeto, sugerindo alterações e novas ideias.

O projeto de modernização da praça e adjacências, com integração turística entre o Centro da cidade, Rua do Porto, Engenho Central e imediações, foi apresentado para entidades e lideranças de Piracicaba no fim de setembro pelo prefeito Luciano Almeida (PP). A ideia é ampliar e enaltecer o acesso turístico no município, bem como favorecer a ocupação habitacional da área central.

Segundo o governo, o projeto de modernização foi desenvolvido após estudo que avaliou as condições gerais de mobilidade, como infraestrutura para pedestres, ciclistas, transporte coletivo e individual e fluxo de trânsito.

As propostas para praça são: 1) revitalização total da área, com abertura da rua Moraes Barros em frente à Catedral de Santo Antonio; 2) alongamento da praça José Bonifácio e elevação do piso das vias no entorno; 3) inversão de mão na rua Prudente de Moraes (a partir da avenida Armando de Salles Oliveira a via segue para a direção da Rua do Porto, como forma de integração); 4) ampliação das vagas de estacionamento; 5) criação de corredor gastronômico e comercial; 6) instalação de espaços dedicados ao lazer e esporte; 7) criação de ambiente direcionado a eventos; 8) remodelação dos canteiros e berços das árvorese9) modernização dos equipamentos estruturais, como bancos e iluminação. “A intenção é tornar a praça um espaço pulsante, reorganizando os usos e implantando atrações atualizadas que tragam público diversificado, garantindo, assim, a ocupação da praça central em diferentes horários e dias da semana, já que o estudo notou que o local tem constante fluxo de pessoas durante a semana, mas que diminui aos sábados e domingos”, disse Almeida, quando da apresentação do projeto à Acipi.

Não há um prazo definido para início das obras, mas a Prefeitura tem a expectativa de que ocorra em meados de 2024. Ainda falta o governo apresentar o levantamento de custo para a realização da obra, bem como a abertura de uma licitação para tal. Para sugestões sobre o projeto de revitalização da José Bonifácio, basta acessar: consultaspublicas.piracicaba.sp.gov.br. É necessário fazer cadastro.

O projeto conta com estudo ambiental das árvores que estão no espaço, considerando as que possuem algum risco de queda e as saudáveis, além das árvores de pequeno porte que podem ser remanejadas e replantadas em outra parte da praça. O novo projeto prevê o aumento do número de árvores para 110.

HISTÓRIA: LARGO CENTRAL FOI DEMARCADO EM 1784

O largo que hoje é denominado Praça José Bonifácio foi demarcado em 1784, quando o povoado que deu origem a Piracicaba migrou da margem direita do Rio Piracicaba, lado do Engenho Central, para a margem esquerda. As informações são dos arquivos históricos da Câmara Municipal.

A praça reunia os prédios públicos para organização do povoado. Havia o Largo da Matriz, o Jardim Público e o Largo do Teatro, que após várias transformações no traçado urbano e paisagismo, se fundiram, tornando-se a Praça José Bonifácio.

A praça também abriga a Matriz de Santo Antonio, primeira igreja oficial ao padroeiro da cidade. É um dos mais antigos e tradicionais espaços públicos de Piracicaba e faz parte da história cívica dos piracicabanos.

AUDIÊNCIA

No dia 10 de novembro, às 14h, o Plenário Francisco Antonio Coelho da Câmara Municipal de Piracicaba receberá audiência pública para discutir a reforma e remodulação da praça José Bonifácio. A discussão foi solicitada pela vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo A cidade é sua.

A vereadora argumenta ser importante a realização da audiência para que sejam apresentados todos os estudos preliminares: cronograma previsto para a execução da obra, plantas, pareceres, proposta paisagística e de arborização, como ainda se haverá supressão de árvores. “Amplos setores da sociedade têm o interesse em conhecer e em contribuir para o aprimoramento do projeto, como os conselhos municipais, entidades civis e a população em geral”, diz. Estão convocados os secretários de Obras, Transporte, Meio Ambiente, Habitação e Gestão Territorial, além do procurador geral do município.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

Siga o Canal do JP no WhatsApp para mais conteúdo.

Comentários

Comentários