O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) divulgou no Diário Oficial do município o edital 09/2023, que dispõe sobre o resultado definitivo dos escolhidos aos cargos de Conselheiros Tutelares de Piracicaba, que atuarão a partir de janeiro de 2024. A eleição, que ocorreu no dia 1º/10, mobilizou 4.179 pessoas que foram às urnas para votar.
O mandato é de 4 anos e o salário é de R$ 3.923,11.
Após a divulgação do resultado preliminar, os candidatos e a população em geral tiveram prazo para a apresentação de denúncias e recursos que foram analisados pela Comissão de Escolha e o Ministério Público para, após julgamento, ser divulgado o resultado final com os nomes dos 15 conselheiros tutelares eleitos.
Os candidatos eleitos como conselheiros tutelares foram:
- Angélica Maria Avansi Aversa (reeleita)
- Ana Beatriz Canto Kraide
- Cristina Sassiloto Lopes Ferraz
- Cristiane de Oliveira Flávio (reeleita)
- Dirceu de Barros Silveira (reeleito)
- Darlene de Lurdes Pessoa (reeleita)
- Gentil Benedito Canuto Junior
- Janaína do Carmo Torrigo de Moraes
- Jefferson de Moraes Gonçalves
- Kleyton Kaic Sampaio
- Rodolpho Hoff Junior (reeleito)
- Rosa Maria Casarim Zanatta (reeleita)
- Rosana Pereira Bollis (mais votada - 470 votos)
- Vânia Regina Correa Henrique
- Zélia dos Reis
Os candidatos classificados como suplentes, que assumirão no caso de vacância serão: Lia Raquel Nunes Job dos Santos, Sirlei Aparecida Schiavon de Abreu e Thiago Domingues Gabriel de Souza.
Os conselheiros eleitos assumirão os Conselhos Tutelares 1, 2 e 3. A posse está prevista para o dia 10 de janeiro de 2024.
O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. É função do conselheiro tutelar garantir o cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) ao atender crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e atuar em conjunto com pais e responsáveis.
Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.