SAÚDE

Hospital Regional de Piracicaba faz mutirão de urologia amanhã (21)

Por Da Redação | Jornal de Piracicaba
| Tempo de leitura: 3 min
Divulgação/HRP

O Hospital Regional de Piracicaba (HRP), mantido pela Unicamp, realiza um mutirão de cirurgias em endourologia, utilizando tecnologia de ponta, que acelera a recuperação do paciente. O objetivo é dar agilidade a procedimentos que poderiam levar a uma espera de até quatro meses para a realização. Essa integração médica amplia a imagem do Regional de ações voltadas à academia, já que residentes especializados vão compor equipe de integração.

Com condução do urologista Ivan Selegatto, coordenador e líder da urologia do HRP e membro assistente do grupo de urologia da Unicamp, serão três salas cirúrgicas que vão funcionar simultaneamente para operações de RTU (Ressecção transuretral) da próstata, para tratar aumento benigno da próstata, Nefrolitotripsia percutânea e Ureterolitotripsia flexível, procedimentos para a retirada de cálculos renais, de pequenos a grandes volumes. As equipes do mutirão são compostas por cirurgiões urológicos (entre eles professores doutores), médicos assistentes e médicos residentes, alguns deles profissionais atuantes em ambas as instituições.

“Nosso objetivo é dar celeridade à fila de cirurgias, serão dez procedimentos em um único dia com tecnologias de ponta e alto grau de recuperação do paciente”, conta Selegatto. Segundo ele, esse tipo de mutirão tende a ser realizado com mais frequência no hospital daqui por diante, já que há uma proximidade cada vez maior entre as instituições.

De acordo com o superintendente do HRP, Vítor Marim, “mutirões como esse são de extrema importância para o HRP, tanto do ponto de vista Institucional, já que eleva a potência que temos para cirurgias de ponta, como para dar maior celeridade no atendimento às filas do Sistema Único de Saúde. O HRP tem um potencial incrível para muitas especialidades e a urologia tem realizado procedimentos pouco comuns em hospitais que atendem apenas ao SUS. Além disso, a integração cada vez maior com a Unicamp mostra que também atendemos às necessidades da academia”.

O mutirão de cirurgias endourológicas acontece neste sábado, dia 21, a pacientes da fila do SUS. Os procedimentos são de alta tecnologia e minimamente invasivos, o que propicia uma melhora na qualidade do atendimento, mais segurança cirúrgica e recuperação mais ágil do paciente.

PROCEDIMENTOS
Serão três tipos de procedimentos no mutirão. Um deles indicado para o crescimento benigno da próstata, o RTU da próstata. Esse tipo de cirurgia atua no ressecamento de grandes quantidades de tecido, fazendo com que haja a diminuição do local com tamanho desproporcional. Procedimento preciso e com a ajuda de um aparelho de alta tecnologia, preserva a potência sexual e a continência urinária do paciente.

Os outros dois procedimentos estão relacionados ao tratamento de cálculos renais. A Ureterolitotripsia flexível é a inserção de um instrumento no ureter (canal que liga o rim à bexiga) com o intuito de realizar a limpeza dos cálculos que impactam e bloqueiam a área, proporcionando alívio ao paciente que costuma sentir dores renais.

Já a cirurgia Nefrolitotripsia percutânea é um pequeno corte na região lombar, por onde há a inserção de uma microcâmera que chega aos rins para que seja feita a quebra da pedra (ou cálculo) que o organismo não conseguiu extrair e que são maiores que o normal.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

Comentários

Comentários