Neste domingo (15), o Projeto Anomia, grupo teatral sediado em Piracicaba, terá uma participação especial na 24ª Festival Satyrianas 2023, em São Paulo. O evento, que homenageia Zé Celso, é um dos maiores festivais de arte da América Latina e promete agitar a capital paulista com uma ampla programação de acesso gratuito, e envolve mais de 400 atrações espalhadas por 12 locais diferentes. O Projeto Anomia foi selecionado para uma apresentação inédita, que será encenada na sala R8 da SP Escola de Teatro, às 18h30, com ingressos gratuitos disponíveis 30 minutos antes da apresentação.
O espetáculo Anomia, “Ausência de leis ou de regras, desvio das leis naturais”, é um experimento social que resulta em uma obra performática. Palco nu, silêncios desconfortáveis, repetições hipnóticas, corpos que dançam, espíritos vagantes da sociedade capitalista: consumismo, religião, trabalho e padronização estética entram em um ato performático, embalado pela sonoplastia ao vivo, criada para intensificar a experiência, em uma imersão na própria humanidade e consciência.
Já o Projeto Anomia, que atualmente tem um ano de existência, não se limita a ser apenas um grupo teatral, mas se expande como um verdadeiro movimento. A essência desse projeto está ancorada na natureza social e na busca por conexões emocionais profundas, desafiando os padrões convencionais.
Sob a direção do ator e idealizador Rafael Alexandre, o Projeto Anomia é uma expressão artística singular, inspirada no conceito grego de "anomia", que representa um estado de desafio à ordem vigente, onde as normas estabelecidas são questionadas. Essa proposta artística transcende barreiras, unindo artistas e não artistas em torno de uma visão revolucionária.
“Anomia chega pela segunda vez no mesmo ano em São Paulo capital, e isso é muito importante pra mim, artista piracicabano! Poder levar minha obra, concebida e sempre apresentada no interior, para a capital é uma satisfação muito grande. É uma sensação maravilhosa olhar para aquilo que era apenas uma semente, e ver que hoje já existe uma árvore com raízes cada vez mais fortes e que está dando vários frutos”, conta Rafael Alexandre.
Além das apresentações do espetáculo, o Projeto Anomia oferece grupos de estudos e práticas na Casa Viva, sua sede localizada em Piracicaba. Esse espaço coletivo é dedicado ao acolhimento e à descoberta, onde as mentes criativas encontram espaço para explorar novas perspectivas.
O diretor conduz o projeto de forma independente, persistindo na busca por editais, festivais e apoios para manter essa forma de arte em constante evolução. O reconhecimento do Projeto Anomia é evidenciado por sua contemplação por meio da Lei Aldir Blanc (LAB), o Fentepira (Festival Nacional de Teatro de Piracicaba) e o Edital Pedagogia das Encruzilhadas do "Galpão do Folias", em São Paulo.
A ficha técnica do espetáculo é composta pela direção de Rafael Alexandre, atuação de Rafael Alexandre e Junior Dias, paisagem sonoro de Paula Ibañez, produção executiva de Samuel Zanatta e iluminação de Leticia Alves.
Para mais informações sobre o Projeto Anomia e o Festival Satyrianas 2023, acesse @projetoanomia ou www.satyrianas.com.br.