ARTIGO

'Será que a pílula do exercício físico está a caminho?'

Por Rogério Cardoso |
| Tempo de leitura: 2 min

Imagine você tomando todos os dias, pela manhã, a sua dose de exercício através de uma pílula. É isso que os pesquisadores estão desenvolvendo em um recente estudo publicado no periódico "Journal of Pharmacology and Experimental Therapeutics", intitulado "A Synthetic ERR Agonist Alleviates Metabolic Syndrome". O estudo mostrou, por meio de testes em ratos, que o medicamento provocou a perda de peso e aumentou a atividade muscular nesses animais.

De acordo com o estudo, a droga imitaria os efeitos do exercício no corpo, levando ratos obesos a perderem peso ao "convencer" os músculos do corpo de que estão se exercitando mais do que realmente estão estimulando o metabolismo dos animais. A droga pertence a uma classe conhecida como "miméticos do exercício", que fornecem alguns dos benefícios resultantes da prática de atividade física. O novo tratamento está em fase inicial de desenvolvimento, mas quem sabe um dia possa ser testado em pessoas para tratar doenças como obesidade, diabetes e perda muscular relacionada à idade.

A droga desenvolvida e testada estimula uma via metabólica natural que normalmente responde ao exercício. Isso faz o corpo agir como se estivesse treinando para uma maratona, levando ao aumento do gasto energético e ao metabolismo mais rápido da gordura no corpo.

No estudo, os pesquisadores da Universidade da Flórida testaram a droga em ratos obesos. Aqueles que receberam o composto duas vezes por dia, durante um mês, ganharam 10 vezes menos gordura do que os animais não tratados e perderam 12% do peso corporal, mesmo continuando a comer a mesma quantidade de comida e praticar a mesma quantidade de exercícios. O medicamento também aumentou a resistência, permitindo que os ratos corressem quase 50% mais longe do que antes.

       Há algo que poucos ainda mencionam, caso essa droga um dia chegue aos seres humanos. Tomando essa pílula, o ser humano perderá alguns dos principais benefícios que o exercício proporciona, como o caminho percorrido. Quando você faz exercício, além de emagrecer, você aumenta sua autoconfiança, disciplina, comprometimento, força de vontade, resiliência, entre outros fatores que são testados em outras áreas da vida de uma pessoa. No entanto, isso só pode ser alcançado por quem percorre o caminho, quem de fato faz e pratica o exercício. Vamos aguardar por mais informações. A droga, quem sabe, poderá salvar milhões de pessoas da obesidade, mas ao mesmo tempo, pode torná-las mais propensas à zona de conforto, deixando de trabalhar esses aspectos importantes do ponto de vista psicossocial. Até a próxima!

--------------

Comentários

Comentários