VENTANIA

Ventos atingiram 73 km/h em Piracicaba, segundo base de monitoramento

Segundo força-tarefa da prefeitura, 183 árvores já caíram desde o dia 27 de setembro

Por Roberto Gardinalli | 09/10/2023 | Tempo de leitura: 2 min
roberto.gardinalli@jpjornal.com.br

Prefeitura de Piracicaba

Ventos de 73,8 km/h passaram por Piracicaba no sábado (7) e no domingo (8), de acordo com a base de dados do Departamento de Engenharia de Biossistemas da Esalq. O vento foi forte o suficiente para causar quedas de árvores em vários pontos da cidade.

De acordo com levantamento da prefeitura, foram registradas quedas nos bairros Centro, Novo Horizonte, São Judas, Bongue, São Francisco, Ártemis, Lago Azul, Tupi e Nova Piracicaba. Uma das árvores caiu sobre um barraco na Comunidade Esperança, no Novo Horizonte. Um dos registros foi o de uma árvore que caiu sobre um ônibus escolar, no Centro. O veículo estava vazio e teve danos na lataria. O caso aconteceu ainda no domingo.

Em outro caso registrado na Escola Estadual Professora Mirandolina de Almeida Canto, um bombeiro se feriu enquanto cortava uma árvore, que caiu dentro da escola. Durante o corte, um pedaço de tronco caiu sobre o ombro do bombeiro e, em seguida, o atingiu na cabeça. Ele foi levado à Santa Casa de Piracicaba.

Em balanço divulgado ontem (9), a Prefeitura de Piracicaba informou que, desde o dia 27 de setembro, 183 árvores foram derrubadas pelas tempestades que caíram sobre a cidade. O levantamento é da força-tarefa que envolve a SImap (Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente), Semuttran (Trânsito e Transportes), Semozel (Obras e Zeladoria), além da Defesa Civil, Guarda Civil e Corpo de Bombeiros.

ALAGAMENTO
Um alagamento também foi registrado. Segundo a Defesa Civil, o caso aconteceu na rua Gomes Carneiro, próximo ao Teatro Municipal Dr. Losso Netto, por conta de um colchão que impediu a passagem da água para um bueiro. A limpeza do local já foi feita. “Pedimos a colaboração da população para que faça o descarte de materiais de maneira correta. Um dos grandes problemas é o entupimento de bueiros causados por sacos de lixo. Pedimos que as pessoas instalem lixeiras em frente de suas casas. Se não tiver lixeira, é importante que coloquem o lixo na rua no horário mais próximo da coleta”, disse Odair de Mello, diretor da Defesa Civil.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.