ARTIGO

Os nove melhores Acústico MTV

Por Rubinho Vitti |
| Tempo de leitura: 3 min

Que saudades da MTV! A velha Music Television fez a cabeça e os ouvidos da minha geração dos 1990s.

Dá pra imaginar que, recentemente, fez 10 anos que a MTV, como conhecemos, acabou?

Ela foi responsável por levar muita gente a se apaixonar perdidamente pela música, inclusive a brasileira.

Um dos responsáveis por isso foi o Acústico MTV, projeto transmitido entre 1991 e 2012 com 34 shows diferentes em formato “desplugado”.

Os acústicos também foram responsáveis por um “boom” nunca visto na história das gravadoras e artistas, com milhões de cópias vendidas e sucesso garantido dos protagonistas em suas turnês, que às vezes duravam anos.

Esse sucesso todo fazia com que os artistas fizessem shows em cidades menores, como Piracicaba, por exemplo. Além da releitura de sucessos da carreira do grupo, cantor ou cantora, sempre havia algumas regravações e canções inéditas.

De todos, nove foram essenciais para minha musicalidade e foram trilhas sonoras de momentos importantes da minha vida. Garanto que muitos de minha geração vão concordar.

9. Acústico MTV Paralamas do Sucesso

Esse foi o primeiro CD que comprei na vida. Lançado em 1999, foi responsável por dar vontade a muitos jovens da minha idade, então com 13, 14 anos, de ter banda.

A gente montava bateria com caixa de papelão e lata de Nescau e junto com um violão cantava Meu Erro sem parar.

8. Acústico MTV Capital Inicial

Não é uma banda que faço questão hoje em dia, mas a retomada deste grupo, praticamente esquecido nos anos 1980, foi importante para mim, principalmente, por dar início à ida a grandes shows musicais.

Lançado também em 1999, o grupo passou anos tocando o álbum ao vivo. Só em Piracicaba, foram três shows. Primeiros Erros ainda não saiu da cabeça de muita gente.

7. Gilberto Gil Unplugged

O único que foi lançado originalmente com o nome “gringo”, o CD de Gilberto Gil foi como um abre-alas para um jovem ainda virgem de Tropicalismo.

E isso era um dos objetivos do projeto, levar o ouvinte a procurar saber mais sobre aquele artista e seus momentos na história da música em um compilado de suas obras. Lembro de chorar ao ouvir A Paz pela primeira vez.

6. Acústico MTV Titãs

Um dos mais populares da MTV, fez o mesmo efeito para mim que Os Paralamas: vontade de ter uma banda. É Preciso Saber Viver foi o hit do ano 1997.

5. Acústico MTV Kid Abelha

Talvez a banda mais pop que o Brasil já teve, Kid Abelha foi o recordista de venda de discos com o acústico. Mais de duas milhões de cópias.

Claro que eu e toda a juventude da época pirou. Lembram da versão de Quero te Encontrar, da dupla Claudinho e Bochecha?

4. Acústico MTV Lenine

Era 2005, época de faculdade, e Lenine sempre foi a trilha sonora dos universitários. O Último Pôr-do-Sol é de cortar o coração.

3. Acústico MTV Roberto Carlos

Esse cumpriu seu papel: me fez gostar de Roberto Carlos. O mais polêmico de todos, não foi exibido pela TV e teve os DVDs tirados de catálogo por problemas com a Globo.

Destaque para Todos Estão Surdos.

2. Acústico MTV Cássia Eller

Impecável. Deu a Cássia a dose certa de ecletismo de sua carreira, a colocando como uma das principais vozes da sua geração.

É só ouvir Non, Je Ne Regrette Rien para comprovar. Ela se viu no auge do sucesso como nunca. Infelizmente isso teve um final trágico.

1. Acústico MTV Rita Lee

Há exatos 20 anos, a majestade do rock brasileiro sentou em um banquinho para rever sua carreira esplendorosa em versão acústica.

Feito com humor, arranjos impecáveis e músicas maravilhosas. Não dá para escolher uma música só, é preciso devorar por inteiro.

--------------

Comentários

Comentários