TEMPO

De novo? Brasil pode ter onda de calor ainda mais forte em outubro

Por Da Redação | Jornal de Piracicaba
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação/Climatempo

A onda de calor que afetou recentemente várias regiões do Brasil pode voltar em outubro, potencialmente com maior intensidade, de acordo com previsões da Climatempo e da Metsul. Espera-se que sistemas de alta pressão atmosférica gerem temperaturas mais elevadas em um mês já naturalmente quente no país, com a influência do El Niño contribuindo para manter o ar mais quente do que o usual.

As temperaturas em outubro devem permanecer acima da média em grande parte do país, com acréscimos de 2°C a 3°C em estados como Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Goiás, Mato Grosso e a maior parte de São Paulo. No Nordeste, o litoral pode experimentar temperaturas até 1°C acima da média para o mês.

As chuvas variarão em cada região, com a Região Sul sendo a mais afetada pelo aumento da precipitação. No Sul, chuvas serão provocadas pelo calor, frentes frias e áreas de baixa pressão, podendo ocorrer ciclones extratropicais. A maioria das áreas de Santa Catarina e todo o Rio Grande do Sul esperam chuvas acima da média, enquanto no oeste de Santa Catarina e no Paraná, as precipitações ficarão ligeiramente acima da média.

Na Região Norte, o El Niño resultará em menos chuvas durante o verão, especialmente em Roraima, no leste e nordeste do Amazonas, quase todo o Pará e no norte e oeste do Tocantins.

No Sudeste, a chuva será desencadeada pelo calor, prevendo-se temporais e chuvas intensas de curta duração, mas não há previsão de chuva generalizada na região em outubro. Chuvas abaixo da média são esperadas em áreas de Minas Gerais, Espírito Santo e norte do Rio de Janeiro. Regiões do centro, norte e noroeste de São Paulo, sul de Minas, Zona da Mata mineira, região serrana do Rio, Grande Rio e região dos Lagos devem ter chuvas dentro da média, enquanto o sul do Rio de Janeiro e partes de São Paulo esperam chuvas um pouco acima da média.

No Centro-Oeste, espera-se calor e irregularidade nas chuvas, com várias áreas passando dias seguidos sem precipitação. Chuvas um pouco abaixo da média são previstas em Goiás, no Distrito Federal, em grande parte de Mato Grosso e no norte e oeste de Mato Grosso do Sul, enquanto regiões centro, sul e leste de Mato Grosso do Sul devem receber chuvas dentro da média.

Na Região Nordeste, outubro é tradicionalmente um mês seco, com previsão de pouca chuva, dentro da normalidade do mês, em estados como Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe e Alagoas. Em áreas como o sul do Piauí, oeste e sul da Bahia, a expectativa é de chuvas ainda mais escassas do que o normal.

Comentários

Comentários