
Um impressionante fenômeno astronômico está prestes a ocorrer nas regiões Norte e Nordeste do Brasil no dia 14 de outubro. Às 16h51, horário de Brasília, a Lua se posicionará entre a Terra e o Sol, criando um efeito conhecido como "anel de fogo" ao redor do Sol. O eclipse solar será visível como um anel nos estados do Amazonas, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, enquanto nas demais regiões do país será observado de forma parcial.
A astrônoma Josina Nascimento, do Observatório Nacional, explicou que, embora os eclipses solares pareçam raros, eles ocorrem uma ou duas vezes por ano. O último eclipse anular não visível no Brasil aconteceu em junho de 2021. Isso ocorre devido à inclinação de cinco graus da órbita lunar em relação à da Terra, o que impossibilita que esse fenômeno aconteça em todas as luas novas.
O ponto máximo do eclipse ocorrerá às 16h51, com o evento se encerrando às 17h50, totalizando uma duração de 2 horas e 7 minutos. Este fenômeno marca o início da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, um importante evento de popularização da ciência que acontecerá em todo o Brasil de 14 a 20 de outubro.
O Observatório Nacional vai transmitir o eclipse anular do Sol em uma edição do evento virtual "O céu em sua casa: observação remota" no Youtube e contará com a parceria de astrônomos amadores e profissionais espalhados na faixa de anularidade.
Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.