
Desde o dia 1° de setembro, os MEI (Microempreendedores Individuais) passaram a emitir notas fiscais pelo sistema nacional. Anteriormente, a emissão das notas era feita pelos sistemas das prefeituras. O objetivo principal ao implementar essa medida é simplificar o processo de emissão de notas fiscais e tornar mais fácil o cumprimento das obrigações tributárias para os Microempreendedores Individuais.
Até então, as notas fiscais eletrônicas dos MEIs eram emitidas conforme o modelo adotado por cada município, resultando em diferentes sistemas. Agora, todos os MEIs utilizarão o mesmo sistema nacional para emitir notas de serviços, tornando o processo mais uniforme em todo o país.
É importante ressaltar que a obrigatoriedade da NFS-e no padrão nacional está em vigor, e os MEIs devem realizar o cadastro no Portal Nacional de Emissão de NFS-e para obter um código e uma senha que permitirão a emissão de notas fiscais de acordo com o novo padrão.
Confira como emitir a NFS-e pelo portal na web ou pelo app para celular:
No Portal:
- Acesse o portal gov.br/nfse após realizar o cadastro no sistema nacional.
- Escolha a opção "Emissão completa" no menu, localizado no canto superior direito ou no acesso rápido.
- Preencha os campos obrigatórios com informações sobre o cliente contratante.
- Clique em "Emitir NFS-e".
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Receba a confirmação da emissão da nota e envie o documento para o cliente.
No App:
- No aplicativo, preencha os campos com o CNPJ ou CPF do cliente que contratou o serviço do MEI.
- Selecione a natureza do serviço prestado a partir das opções previamente cadastradas em "Serviços Favoritos".
- Informe o valor do serviço a ser emitido na NFS-e.
- Clique em "Emitir NFS-e".
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Receba a confirmação de que a nota fiscal foi emitida com sucesso e compartilhe-a com o contratante do serviço.
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Comentários
1 Comentários
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Odir 27/09/2023Misericórdia,esse novo sistema de nota fiscal virou um caos,veio pra prejudicar os MEIs.