ATENDIMENTO

INSS vai ligar para segurado antecipar perícia médica via Atestmed

Por Fernanda Rizzi | fernanda.rizzi@jpjornal.com.br
| Tempo de leitura: 2 min
Freepik
Segurados também pode ligar na Central 135
Segurados também pode ligar na Central 135

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) anuncia uma iniciativa para acelerar a concessão de benefícios por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) aos segurados que aguardam perícia médica por mais de 45 dias. A partir de amanhã (25), o INSS iniciará ligações diretas para os segurados, visando antecipar o benefício por meio do Atestmed, conforme informado pelo ministro da Previdência, Carlos Lupi.

Para tornar esse contato mais eficaz, a Central de Atendimento 135, que desempenha um papel nesse processo, mudará o número de contato. A tela de chamada dos telefones exibirá o número (11) 2135-0135 quando o INSS ligar para remarcar atendimento ou para confirmar ou antecipar agendamento de perícia médica e/ou avaliação social. Vale ressaltar que este número não recebe chamadas telefônicas e não possui WhatsApp.

Caso haja alguma dúvida sobre a autenticidade da ligação ou se o cidadão suspeitar de tentativa de golpe, é possível fazer uma chamada gratuita para o número 135. O número do SMS da Central 135 permanece o mesmo: 28041. Se receber uma mensagem no celular com este número, trata-se do INSS entrando em contato.

É importante frisar que o INSS não solicita ao segurado dados como número de documentos, foto para comprovar biometria facial, número de conta corrente ou senha bancária por telefone. O contato do INSS tem como objetivo apenas antecipar atendimento, remarcar consultas, fornecer informações sobre requerimentos e outros serviços, sendo o próprio instituto a fonte dos dados. Se uma ligação solicitar suas informações ou foto de documento, é um golpe e deve-se evitar compartilhar qualquer dado.

“A nossa expectativa é reduzir o número de pedidos aguardando análise e chegar em dezembro com a fila de requerimentos dentro do prazo legal, que é de até 45 dias”, explica Alessandro Stefanutto, presidente do INSS.

Atualmente, a fila de pedidos que necessitam de perícia médica para a concessão do benefício totaliza 1,1 milhão de pessoas, distribuídos em 627 mil perícias médicas iniciais, 250 mil avaliações de exames para o Benefício de Prestação Continuada para pessoas com deficiência, e 300 mil de outras perícias.

Além disso, é possível conversar com um atendente para obter informações detalhadas sobre os benefícios da Previdência Social. Atualmente, a Central 135 conta com três polos de atendimento localizados em Salvador/ BA, Caruaru/PE e Recife/PE, que conta com um time de 6 mil funcionários.

O horário de atendimento da Central é de segunda a sábado, das 7h às 22h (horário de Brasília), sendo que o atendimento eletrônico está disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

Comentários

Comentários