IRREGULAR

VÍDEO: GCM encontra descarte irregular de esgoto em afluente do rio Piracicaba

Por Roberto Gardinalli | roberto.gardinalli@jpjornal.com.br
| Tempo de leitura: 1 min
Divulgação/GCM de Piracicaba

A GCM (Guarda Civil Metropolitana) de Piracicaba flagrou despejo de esgoto irregular no Ribeirão Cachoeira, uma das afluentes do rio Piracicaba, na região do bairro Água Santa. De acordo com o registro, os agentes foram até o local após receberem denúncias de que as águas estavam com grandes quantidades de espuma e cheiro de esgoto.

Nas buscas, os agentes subiram o curso das águas e encontraram o ponto de descarte do esgoto, que tinha origem em uma ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) na cidade de Iracemápolis. A Polícia Civil e a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) foram acionadas. Em nota, a Cetesb informou que os agentes vão fazer uma vistoria no local após a denúncia. Além disso, foi informado que a Cetesb de Limeira já tinha identificado problemas na operação e manutenção da ETE de Iracemápolis, que rendeu três multas ao município.

“A Agência da Cetesb de Limeira já identificou problemas na operação e manutenção da Estação de Tratamento de Esgotos do município de Iracemápolis e emitiu três multas ao município, que somam R$ 448 mil”, citou. “Até o momento, a Prefeitura não apresentou solução definitiva para resolver o problema e o caso foi encaminhado ao Ministério Público Estadual, onde foi instaurado Inquérito Civil”, finalizou a nota. A Cetesb informou na nota, também, que o município de Iracemápolis fez o desassoreamento na lagoa de tratamento, mas ainda não foi possível avaliar a eficiência do sistema.

Um boletim de ocorrência foi elaborado e encaminhado ao Ministério Público do Meio Ambiente. Ninguém foi apontado como responsável. A Prefeitura de Iracemápolis foi questionada, mas até o momento não retornou o contato.

Comentários

Comentários