EDUCAÇÃO

Abaixo-assinado por universidade federal atrai população de Piracicaba

Por Roberto Gardinalli | roberto.gardinalli@jpjornal.com.br
| Tempo de leitura: 1 min
Claudinho Coradini/JP

Mais de cinco mil assinaturas já foram coletadas no abaixo-assinado criado pelo movimento que busca a instalação de uma universidade federal em Piracicaba. O montante é a soma do total de assinaturas digitais e, também, da campanha presencial, que começou na última quinta-feira (14), na praça José Bonifácio. A coleta acontece das 9h às 16h próximo ao Poupatempo. O Jornal de Piracicaba apoia a instalação da universidade federal na cidade.

As assinaturas também serão recolhidas em escolas estaduais e na sede dos sindicatos presentes em Piracicaba. De acordo com a organização do movimento, o apoio da população se juntará às entidades que já demonstraram apoio à instalação da universidade, como a Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo), da CUT (Central Única dos Trabalhadores), além da comitiva formada por políticos e profissionais da área da educação, que deu início ao projeto. A ideia é que a universidade seja instalada no espaço do Campus Taquaral da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), que está desativado desde janeiro de 2023. As tramitações, de acordo com o grupo, está acontecendo para que seja instalada uma extensão da Ufscar (Universidade Federal de São Carlos) no local.

De acordo com a deputada estadual Professora Bebel (PT), que faz parte da comitiva, a coleta de assinaturas tem como objetivo mobilizar a população para que a universidade saia do papel. “Queremos mostrar ao governo federal que é desejo da população de Piracicaba e região a federalização da Unimep”, disse.

Comentários

Comentários