EMOÇÕES

EMOÇÕES

Gastos com experiências geram mais felicidade do que em posses, relatam especialistas

Gastos com experiências geram mais felicidade do que em posses, relatam especialistas

Experiências tendem a permanecer na memória das pessoas por mais tempo, enquanto o valor dos bens materiais enfraquece ao longo do tempo.

Experiências tendem a permanecer na memória das pessoas por mais tempo, enquanto o valor dos bens materiais enfraquece ao longo do tempo.

Por Da Redação | 13/09/2023 | Tempo de leitura: 1 min

Por Da Redação


13/09/2023 - Tempo de leitura: 1 min

Freepik

A alegria e as lembranças que as experiências trazem podem nos proporcionar sentimentos de satisfação mais fortes

Novas pesquisas da McCombs School of Business da Universidade do Texas em Austin revelam que certas compras são mais eficazes em despertar a felicidade instantânea das pessoas.

Os pesquisadores descobriram que os consumidores ficam mais felizes quando gastam em compras relacionadas a experiências em comparação com compras de itens materiais. Um estudo publicado na edição de maio de 2020 do Journal of Experimental Social Psychology conclui que, em todas as categorias de compras, independentemente do custo do item, a felicidade foi maior para os participantes que consumiram compras relacionadas a experiências.

Para avaliar possíveis diferenças entre os tipos de consumidores, os pesquisadores conduziram um segundo estudo no qual os participantes foram questionados sobre sua felicidade e se haviam realizado compras materiais ou experenciais na última hora. Mais uma vez, os resultados mostraram que as experiências estavam consistentemente associadas a mais felicidade do que as compras de itens materiais.

Além disso, destacaram que as experiências continuam a evocar satisfação, mesmo que as pessoas passem mais tempo usando seus itens materiais. Uma possível explicação apontada pelos pesquisadores é que as experiências tendem a permanecer na memória das pessoas por mais tempo, enquanto o valor percebido dos bens materiais enfraquece ao longo do tempo.

Novas pesquisas da McCombs School of Business da Universidade do Texas em Austin revelam que certas compras são mais eficazes em despertar a felicidade instantânea das pessoas.

Os pesquisadores descobriram que os consumidores ficam mais felizes quando gastam em compras relacionadas a experiências em comparação com compras de itens materiais. Um estudo publicado na edição de maio de 2020 do Journal of Experimental Social Psychology conclui que, em todas as categorias de compras, independentemente do custo do item, a felicidade foi maior para os participantes que consumiram compras relacionadas a experiências.

Para avaliar possíveis diferenças entre os tipos de consumidores, os pesquisadores conduziram um segundo estudo no qual os participantes foram questionados sobre sua felicidade e se haviam realizado compras materiais ou experenciais na última hora. Mais uma vez, os resultados mostraram que as experiências estavam consistentemente associadas a mais felicidade do que as compras de itens materiais.

Além disso, destacaram que as experiências continuam a evocar satisfação, mesmo que as pessoas passem mais tempo usando seus itens materiais. Uma possível explicação apontada pelos pesquisadores é que as experiências tendem a permanecer na memória das pessoas por mais tempo, enquanto o valor percebido dos bens materiais enfraquece ao longo do tempo.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.