LITERATURA

Morte de Machado de Assis completa 115 anos neste mês

Escritor é autor de obras imortais como Dom Casmurro, Quincas Borba e Memórias Póstumas de Brás Cubas

Por Da Redação | 09/09/2023 | Tempo de leitura: 4 min

Fundação Biblioteca Nacional

Machado de Assis, aos 25 anos
Machado de Assis, aos 25 anos

A morte de Machado de Assis completa 115 anos em 2023. Nascido no no Morro do Livramento, no Rio de Janeiro, em 21 de junho de 1839, Joaquim Maria Machado de Assis, um dos maiores nomes da literatura brasileira, morreu na madrugada do dia 29 de setembro de 1908. Mesmo após mais de um século, suas obras permanecem como referência na literatura, com destaque para Dom Casmurro, Quincas Borba, Memórias Póstumas de Brás Cubas, e contos como O Alienista.

Descendente de escravos, era filho de Francisco José de Assis e Maria Leopoldina Machado de Assis. De origem pobre e negra, estudou em escolas públicas e não fez faculdade.

Durante sua trajetória, assumiu diversos cargos públicos, passando pelo Ministério da Agricultura, do Comércio e das Obras Públicas, e tornou-se notório, ainda em sua juventude, em jornais onde  publicava suas primeiras poesias e crônicas. Muitas de suas obras circulavam primeiro nos jornais e revistas. Posteriormente, seus romances, coletâneas de contos e poesias, foram publicados em livro.

Em 1860, Machado de Assis era colaborador do “Diário do Rio de Janeiro” e é dessa década que datam quase todas suas comédias teatrais e “Crisálidas”, um livro de poemas. Em seguida, Machado de Assis teve acesso à literatura portuguesa e inglesa e, na década seguinte, publicou uma série de romances, sendo reconhecido pelo público e crítica.

Até então a produção literária do escritor era notadamente romântica, mas na década seguinte sofreu uma mudança estilística e temática, iniciando o movimento realista no Brasil com a publicação de Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881) e as obras Quincas Borba (1891) e Dom Casmurro (1899), este considerado a sua obra-prima. Nesse período, a ironia, o pessimismo, o espírito crítico e uma profunda reflexão sobre a sociedade tornam-se as principais características da escrita do autor, que também abrange poemas, contos, traduções e peças teatrais.

No início do século XX, após fundar a ABL (Academia Brasileira de Letras) e sofrer a perda de sua esposa, Carolina, com quem se casou em 1869, Machado de Assis começou a se isolar e sua saúde declinou. Durante esse período, ele produziu seus dois últimos romances, "Esaú e Jacó" e "Memorial de Aires."

PRINCIPAIS OBRAS:

Memórias Póstumas de Brás Cubas

Publicado inicialmente entre março e dezembro de 1881 em uma revista brasileira, no formato de folhetim, "Memórias Póstumas de Brás Cubas" revolucionou a literatura nacional ao desafiar os padrões literários da época. Com capítulos curtos e uma linguagem única, aproximou-se das primeiras manifestações modernistas do século seguinte. O livro apresenta um tom cáustico e marca o início de um novo estilo na obra de Machado de Assis, demonstrando audácia temática e inovação dentro do panorama literário brasileiro. Além de fazer uma crítica afiada à sociedade burguesa do Rio de Janeiro do século XIX, a história narra a vida, amores e desilusões de Brás Cubas, enquanto revela os labirintos da alma humana.

Dom Casmurro

Este é, sem dúvida, um dos livros mais icônicos de Machado de Assis e é escrito de maneira que permite interpretações diversas e, muitas vezes, contraditórias. A presença de um narrador não confiável deixa a conclusão sobre a história de Bentinho e Capitu nas mãos do leitor. Capitu realmente traiu Bentinho com Escobar ou Bento Santiago estava perdendo a sanidade? O livro aprofunda a visão crítica que o autor tinha sobre a sociedade em geral, explorando a temática do ciúme e provocando debates sobre o caráter de uma das principais personagens femininas da literatura brasileira. Essa ambiguidade é uma das características distintivas de Machado de Assis, que explora as contradições da mente humana e a subjetividade da realidade.

Quincas Borba

Inserido no movimento literário denominado realismo, que se propõe a analisar as relações humanas de forma mais realista, "Quincas Borba" conta a história de Rubião, um professor de matemática que herda toda a fortuna de seu amigo excêntrico, o filósofo Quincas Borba. Após a morte do amigo, Rubião entra em um mundo completamente novo, repleto de luxos, tornando-se objeto de manipulação por parte de seus "amigos". Por meio de personagens complexos e diálogos perspicazes, o autor questiona a noção de progresso e sucesso material, levando o leitor a refletir sobre a natureza humana e as consequências de nossas ações. A obra combina drama, sátira e ironia, características distintivas do estilo literário de Machado de Assis.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.