ARTIGO

Diurnos vs. Noturnos: O Impacto do Ritmo Circadiano na Atividade Física

Por Rogério Cardoso | 05/09/2023 | Tempo de leitura: 2 min

O ritmo circadiano, conhecido como relógio biológico, regula diversos processos fisiológicos ao longo do dia. Existem pessoas que se sentme bem treinando de manhã e outras a tarde ou a noite. Estas pessoas são comumente classificadas em dois grupos: diurnos e noturnos, baseado na preferência de atividades em horários específicos. Em um recente estudo que saiu na Revista Nature intitulado “Circadian rhythms and exercise — re-setting the clock in metabolic disease

“ mostra que essas preferências podem impactar significativamente a prática de atividade física, influenciando desempenho, motivação e resultados.

Pessoas diurnas têm maior predisposição para atividades matutinas. Seus níveis de alerta e energia atingem o pico nas primeiras horas do dia. O metabolismo está otimizado para absorção de nutrientes, favorecendo o desempenho físico nesse período. Praticar exercícios pela manhã pode melhorar a qualidade do sono à noite. A exposição à luz solar matinal também regula o relógio biológico, melhorando o humor e a regulação hormonal. Do outro lado existem as pessoas noturnas que sentem-se mais alertas e energizados durante a noite. Seus níveis de força e resistência podem ser maiores nesse período, embora o metabolismo esteja desacelerado. A ausência de luz natural pode afetar o ritmo circadiano, levando a desequilíbrios hormonais e impactando a qualidade do sono.

Para as pessoas consideradas diurnas ocorre um melhor desempenho da cordenação motora e força, uma maior liberação de endorfinas quando combinadas com a luz solar matinal e neste periodo da manhã se torna mais fácil estabelecer uma rotina de exercícios.

Para as pessoas consideradas notunas ocorre um melhor desempenho cardiovascular a noite, bem como uma maior regulação neuromuscular, uma melhor termorregulação circadiana e uma melhor no metabolismo hormonal

O importante é você ter em mente que fazer é melhor do que escolher o melhor horario pois  não existe um horário "melhor" universal para a prática de atividade física. A escolha entre exercícios diurnos ou noturnos deve considerar o ritmo circadiano individual, estilo de vida moderno que vivemos e objetivos pessoais. O mais importante é garantir que a atividade física seja consistente e prazerosa, independentemente do momento do dia. Eu prefiro a noite! E você? Até a próxima!

--------------

Os artigos publicados no Jornal de Piracicaba não refletem, necessariamente, a opinião do veículo. Os textos são de responsabilidade de seus respectivos autores.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.