SALÃO DE HUMOR

Exposição na Biblioteca Municipal segue até o dia 29 de outubro

A Mostra é um dos trabalhos paralelos ao evento oficial, que está no Armazém 14 do Engenho Central

Por Erivan Monteiro | 02/09/2023 | Tempo de leitura: 2 min
erivan.monteiro@jpjornal.com.br

Foto e Vídeo - Claudinho Coradini/JP

Edson Rontani Júnior destacou o ‘Pau de Sebo’, publicado pelo JP em 1986 em referência ao XV no Paulistão daquele ano
Edson Rontani Júnior destacou o ‘Pau de Sebo’, publicado pelo JP em 1986 em referência ao XV no Paulistão daquele ano

Promovida pelo 50º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, a exposição “Pamonhas, Ainda!” foi aberta na manhã deste sábado (2) na Biblioteca Pública Municipal “Ricardo Ferraz de Arruda Pinto”, no Centro. As visitas podem ser feitas entre terça-feira e sábado. A Mostra segue até o dia 29 de outubro, com entrada gratuita.

A exposição na biblioteca municipal é um dos trabalhos paralelos à Mostra oficial, que está no Armazém 14 do Engenho Central e conta com 318 trabalhos, produzidos por 175 artistas, de 30 países.

“A exposição nos remete a um passado não muito distante, principalmente por fazer história com o humor de Piracicaba”, diz Edson Rontani Júnior, presidente do IHGP (Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba). “Inclusive, muito desse humor foi propagado pela imprensa local, como o próprio Jornal de Piracicaba”, destaca. 

Uma das charges em exposição na Mostra é o “Pau de Sebo”, que foi publicada pelo Jornal de Piracicaba do Campeonato Paulista de 1986. Na oportunidade, o XV de Piracicaba estava na parte inferior da tabela, brigando contra o rebaixamento. 

“Isso é uma história curiosa por que nos remete a ícones de Piracicaba, como a própria pamonha, os artistas locais e o Nhô Quim, que foi inclusive propagado pelo Jornal de Piracicaba por diversas décadas”, conta Rontani. 

Já o secretário municipal da Ação Cultural, Carlos Beltrame, falou da importância das exposições paralelas ao evento principal. “São trechos, histórias desses 50 anos. Nós tivemos a primeira na Assembleia Legislativa, fora de Piracicaba, e agora em Piracicaba tem várias paralelas”, lembrou Beltrame. 

A edição de meio século do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, além do evento na Biblioteca, mais oito paralelas: O Salão de Humor é Nosso! (No Terminal Rodoviário de Piracicaba; 50 anos, 50 mãos (Na Passarela Pênsil, na avenida Beira Rio, s/n, de 26/08 a 29/10); O Olhar do Orla (No Armazém 14 do Parque do Engenho Central, de 26/08 a 1º/09); e Censurados do Pasquim (Armazém 14 do Parque do Engenho Central, de 26/08 a 29/10); 

Completando a programação, teremos: Fatos e Fotos do Salão Internacional de Humor de Piracicaba (No Armazém 14 do Parque do Engenho Central, de 26/08 a 29/10); 50 anos de Humor (No Armazém 9 do Parque do Engenho Central, de 26/08 a 29/10); 50 vezes Zélio (Na Casa do Povoador, de 26/08 a 29/10); e Cadernos da Bel (No Pecege, de 28/08 a 29/09).

SERVIÇO 

A Exposição “Pamonhas, Ainda!” segue na Biblioteca Pública Municipal “Ricardo Ferraz de Arruda Pinto” até o dia 29 de outubro. As visitas poderão ser feitas às terças, quintas e sextas-feiras, das 8h às 18h; às quartas, das 8h às 19h; e aos sábados, das 8h às 13h. A biblioteca Rua Saldanha Marinho, 333 – Centro – Piracicaba.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.