
“Explicar a emoção de ser palmeirense, a um palmeirense, é totalmente desnecessário. E a quem não é palmeirense, é simplesmente impossível”. A frase imortalizada pelo saudoso jornalista Joelmir Beting diz bem sobre o amor e o orgulho que os torcedores têm por esse clube centenário, que completou, neste sábado (26), 109 anos de lutas e de glórias.
E para celebrar a data, a subsede da Mancha Verde em Piracicaba preparou para este domingo (27) uma programação especial, que inclui bolo e comida à vontade aos palmeirenses – as bebidas serão cobradas à parte. O evento será a partir das 16h e servirá como um “esquenta” para o jogo diante do Vasco da Gama, às 18h30, no Allianz Parque, pela segunda rodada do returno do Campeonato Brasileiro.
“A nossa Sociedade Esportiva Palmeiras, 109 anos, é a razão da nossa existência, da torcida Mancha Verde”, declarou Lauriberti Brigide Filho, 45, o Lauri, presidente-fundador da subsede da uniformizada em Piracicaba.
Ele espera em torno de 100 pessoas na festa deste domingo. “O nosso foco é a Libertadores, que vêm mais de 200, 250 pessoas. Mas para o evento de aniversário cerca de 100 pessoas é um número razoável”, calcula.
O presidente lembrou que a festa de 109 anos vem em um momento muito bom do alviverde paulista, “com muitos títulos e uma equipe competitiva, o que só nos fortalece a amizade”, declarou.
“Vamos celebrar essa data com muita alegria, com muita vontade e entusiasmo. Vivenciamos as cores do Palmeiras praticamente desde o nosso nascimento e sustentamos essas cores na cidade, levando para todos os cantos e representando em todos os lugares, estados e países afora”, emendou o presidente.
Lauri explicou “para nós, de Piracicaba, é de importância maior ainda porque nasce uma nação verdadeira em torno do Palmeiras, que a sede de nossa torcida, em um movimento com mais de 30 anos e subsede aberta há mais de 23 anos”, lembrou. “E por isso, é importante para nós que o associado venha compartilhar desse momento”, pediu.
A HISTÓRIA
O Palmeiras foi surgiu no dia 26 de agosto de 1914. Fundado por imigrantes italianos, seu primeiro nome foi Società Sportiva Palestra Italia. Em 1942, quando estava estabelecida como uma força do futebol paulista, a equipe foi obrigada a trocar de nome, passando a se chamar Sociedade Esportiva Palmeiras em decorrência da Segunda Guerra Mundial.
Reconhecido como um dos clubes mais vencedores do mundo, o Palmeiras é o único clube, ao lado do São Paulo, que cedeu atletas para todos os títulos da Copas do Mundo: 1958 – Mazzola; 1962 – Zequinha, Djalma Santos e Vavá; 1970 – Emerson Leão e Baldocchi; 2002 - Zinho e Mazinho e 2002 – Marcos.
É ainda o clube brasileiro com mais participações na Copa Libertadores da América. E também o time nacional com maior número de vitórias na competição.
Outro orgulho dos alviverdes está no fato de que o Palmeiras é o único clube do país que já representou a Seleção Brasileira. Foi no dia 07 de setembro de 1965, em uma partida contra o Uruguai, que terminou em um placar de 3×0 para o Brasil. A disputa aconteceu no Mineirão e foi a segunda partida realizada no estádio mineiro.
SERVIÇO
A subsede da Mancha Verde Piracicaba fica na rua 13 de Maio, nº 1.532, no Bairro Alto. A festa pelo aniversário do Palmeiras começa a partir das 16h.
Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.