ARTIGO

Alongamento, Equilíbrio e Força, a receita do envelhecimento saudável

Por Rogério Cardoso |
| Tempo de leitura: 2 min

À medida que os anos avançam, ter um estilo de vida que promova vitalidade e funcionalidade se torna essencial. Três elementos fundamentais se destacam nessa jornada de envelhecimento saudável: alongamento, o equilíbrio e treinamento de força.

As pessoas muitas vezes lamentam os cabelos brancos e a pele enrugada como alguns dos efeitos colaterais mais desagradáveis do processo de envelhecimento. Mas o que pode definir seu envelhecimento é o status de sua força, equilíbrio e flexibilidade que deve ser sua preocupação maior. Declínios significativos nessas áreas podem levar a dor, quedas e fraturas e perda geral de mobilidade e funcionalidade. Pense na incapacidade de brincar com os netos, subir escadas ou carregar compras.

Em um recente estudo que saiu no periodico National Institute of Aging intitulado “How can strength training build healthier bodies as we age?”mostra que não importa o quão ativos sejamos, nossa massa muscular e força diminuem à medida que envelhecemos. Na verdade, a massa muscular e a força atingem o pico entre 30 e 35 anos. Depois disso, eles declinam constantemente, mas, esta queda se torna bem menos acentuada, quando trabalhamos o equilibrio, alongamento e força muscular!

O alongamento, muitas vezes negligenciado, mas é um alicerce para a flexibilidade muscular e a amplitude de movimento. Manter músculos e articulações elásticos minimiza a rigidez que pode acompanhar a idade.

O trabalho de equilíbrio ganha destaque devido à sua influência na prevenção de quedas, uma preocupação marcante entre os idosos. O equilíbrio, como uma habilidade física, pode ser aprimorado com exercícios específicos. Fortalecer os músculos que sustentam a estabilidade e praticar atividades que desafiem o equilíbrio pode ser fundamental para manter a independência.

O treinamento de força é a âncora que sustenta a funcionalidade ao longo dos anos. Ele preserva a massa muscular e a densidade óssea, permitindo a realização de tarefas diárias com facilidade. A sinergia entre esses três elementos é a chave para um envelhecimento saudável. Não se trata de escolher um em detrimento dos outros, mas de integrá-los harmoniosamente. Um programa personalizado deve conter estes três sendo adaptado às necessidades individuais e limitações de cada um.

Se você não acredita que treinamento de força, equilíbrio e o trabalho de flexibilidade vão realmente ajudar o seu envelhecimento, experimente por alguns meses e veja a diferença que faz. Você provavelmente descobrirá que faz as atividades do dia a dia de forma mais fácil e que é capaz de fazer exercícios aeróbicos regulares com mais facilidade e com menos lesões, seja brincando com os netos ou fazendo uma as suas atividades do dia a dia como ir ao supermercado, tomar banho sozinho ou continuar fazendo as coisas em sua casa sem ajuda de ninguém. Até a próxima!

--------------

Os artigos publicados no Jornal de Piracicaba não refletem, necessariamente, a opinião do veículo. Os textos são de responsabilidade de seus respectivos autores.

Comentários

Comentários