PEDRAS À MOSTRA

Nível do rio Piracicaba volta a ficar abaixo de 1,2 m de profundidade

Chuva no sábado passado fez profundidade aumentar; Defesa Civil de SP fez alerta para vento e chuva fortes na região

Por Roberto Gardinalli | 17/08/2023 | Tempo de leitura: 2 min
roberto.gardinalli@jpjornal.com.br

Claudinho Coradini/JP

O leito do rio Piracicaba continua à mostra com a estiagem que atinge a região. De acordo com o Saisp (Serviço de Alerta a Inundações de São Paulo, nesta quinta-feira (17), o nível médio do rio foi de 1,20 metro de profundidade com relação ao leito. No momento de maior profundidade, foi registrado nível de 1,22 metro com relação ao leito. Em alguns pontos do rio, aves aquáticas chegam a pousar sobre as pedras do leito, enquanto a água, rasa, encontra espaços para seguir o curso.

De acordo com os registros do Sasip, em uma semana, o momento em que as águas ficaram mais profundas foi após a chuva do último sábado (12), quando o nível subiu para 1,41 m com relação ao leito. O monitoramento do nível do rio Piracicaba está localizado na rua do Porto. A previsão do tempo indica que, por enquanto, a estiagem deve continuar, apesar de mostrar possibilidade de chuva no final de semana.

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), indica que, para hoje (18), a temperatura mínima deve ser de 20°C, enquanto a máxima deve chegar aos 33°C. Não há previsão de chuva para hoje. Já no sábado (19), a mínima cai para 16°C, enquanto a máxima vai para 27°C e, no domingo, a mínima deve subir para 17°C, enquanto a máxima deve ficar em 33°C. No final de semana, há previsão de céu com muitas nuvens e pancadas de chuva com trovoadas.

De acordo com o Cepagri-Unicamp, a tendência é para pancadas de chuva a partir de amanhã, além do aumento na temperatura. “A aproximação de uma frente fria ao longo da sexta-feira vai alinhar os ventos em uma direção noroeste, com intensidades moderadas e rajadas ocasionais sobretudo à tarde, transportando um ar mais quente e favorecendo a sensação de ‘calorão’”, informou. “A tendência para o sábado é de céu parcialmente nublado a nublado, com previsão de chuvas a partir da tarde. Entre domingo e segunda-feira, há indicativos de chuvas volumosas bem distribuídas, decorrentes do desenvolvimento de um sistema de baixa pressão entre o Paraná e São Paulo”, finalizou.

ALERTA PARA VENTO

A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu alerta para fortes rajadas de vento devem atingir a mesorregião de Campinas, a qual Piracicaba faz parte. Segundo o alerta, que é válido entre amanhã e a próxima segunda-feira, ventos de até 80 km/h devem soprar do litoral em direção ao interior.
Além da região de Campinas, o comunicado é válido, também, para a Região Metropolitana de São Paulo, Vale do Ribeira, Vale do Paraíba e Sorocaba.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.