ARTIGO

Ansiedade: excesso de futuro

Por Fabiane Fischer | 17/08/2023 | Tempo de leitura: 3 min

Alguns dizem que ansiedade é excesso de futuro, depressão é excesso de passado e estresse é excesso de presente. Agora imagine alguém que tem excesso de tudo isso! A ansiedade e a depressão são os problemas de saúde mental mais comuns e crescentes no mundo, para você ter uma ideia do que estou falando, uma a cada três pessoas sofre de ansiedade. E infelizmente, as condições da vida atual parecem favorecer esse problema que traz muita dor e sofrimento não somente para a pessoa, mas para seus familiares.

Mas existe algum jeito de prevenirmos a tão temida ansiedade? A RESPOSTA É SIM! Porque a crise é desencadeada por uma situação estressante. Por exemplo a perda do emprego, uma doença, um acidente, ou um problema financeiro. A boa notícia é que existem atividades preventivas de fácil execução, ou seja, qualquer um pode fazer, para evitar o surgimento da ansiedade, além de acalmar os sintomas quando eles já apareceram.

A seguir vou trazer aqui uma verdadeira bula anti ansiedade que se aplicada te trará inúmeros benefícios:

Fale sobre os seus problemas: procure conviver com pessoas em estreita relação de amizade e compartilhe suas experiências de vida, mas estas pessoas devem ser pessoas com as quais você se sente completamente à vontade. Pessoas que vivem isoladas correm mais risco de desenvolverem ansiedade;

Pratique o relaxamento: A tensão acompanha todas as formas de ansiedade. A melhor maneira de relaxar é viver o presente com presença. Uma dica seria massagem, meditação, brincar com seu animal de estimação ou a integração com a natureza, como pisar na grama.

Use a respiração ao seu favor: Digo sempre que nascemos com o nariz no meio da nossa face para que sempre nos lembremos de respirar. A respiração pausada, como a de quatro tempos (inspire em 4 segundos, retenha o ar por 4 segundos, expire em 4 segundos e fique vazia 4 segundos) pode proporcionar calma diante de uma situação de ansiedade ou angústia evitando crises. Faça todos os dias como prevenção!

Alimentação adequada: sempre falo que Ferrari não anda com gasolina adulterada e assim é o seu corpo. Pesquisas mostram que evitar a hipoglicemia e se alimentar de proteínas no café da manhã são atitudes que mantêm o equilíbrio bioquímico do organismo e previnem os pensamentos ansiosos. Então se alimente de forma saudável e simples: sempre o mais próximo da natureza, ou seja, descasque mais e desembrulhe menos. Se alimente como se vivesse em um sitio.

Faça terapia: Esta traz luz às suas sombras e você através de técnicas pode mudar a sua vida de uma maneira incrível.

Pare o seu pensamento: Isso é muito eficiente, especialmente em assuntos que provocam ansiedade. Se por exemplo, o motivo da ansiedade é o medo de contrair uma doença fatal, identifique os pensamentos relacionados a esse temor ou qualquer outra ideia que dê início a uma série de preocupações que acabem provocando ansiedade. No primeiro sinal de aproximação desses pensamentos (os catastrofizantes que falamos nas últimas duas semanas) diga NÃO! E pense em outra coisa ou faça uma atividade que distraia a sua mente, mas não congele na sensação de ansiedade, aja com ela.

A ansiedade traz sintomas extremamente desagradáveis para quem sofre deste mal, mas acredite, ela não vai te matar, você apenas precisa aprender a dominar a sua mente e aliviar a tensão do dia a dia, como também a que acumulou durante toda a sua vida. Entenda que o que todo mundo faz nem sempre te convém e que cada um de nós somos seres únicos e com necessidades únicas. Respeite suas necessidades únicas, tenha uma rotina que é a sua receita do bolo e que funciona para você e viva de uma maneira mais simples e mais descomplicada, pois O SEGREDO DA FELICIDADE NÃO ESTÁ NO QUE VOCÊ TEM OU NO QUE VOCÊ FAZ, MAS EM QUEM VOCÊ É. Com carinho, Fabiane Fischer.

--------------

Os artigos publicados no Jornal de Piracicaba não refletem, necessariamente, a opinião do veículo. Os textos são de responsabilidade de seus respectivos autores.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.