Em Piracicaba, em uma chácara escondida no Jardim Nova Iguaçu, ergue-se majestosa a Chácara Brasil, um lugar mágico de encantos indescritível para as crianças. Como um pai de uma filha que ama este lugar e passou as férias de julho, adentrei os limites desse reino verdejante, que segundo as crianças, tem a Fada Andreia e o Tio Jacaré e muitos outros que fazem parte deste reino. As crianças me contaram um segredo que acham que todos eles são crianças que cresceram, mas que continuam crianças.
As árvores saudavam-nos com seus galhos dançantes, e os pássaros cantavam harmonias celestiais, preenchendo o ar com uma sinfonia de cores e sons. Tem a cabra e um filhote de cabra que foi rejeitada pela mãe. Tem galinhas, pavão, tem o lambe lambe que é um cachorro que junto com o seu companheiro Sebastião faz a guarda deste reino. A cada passo era uma descoberta, e cada brincadeira das férias guardava uma magia sobre o brincar. Sob o céu de tons dourados e ensolarados, minha filha se deslumbrou com a brisa suave que sussurrava os segredos da natureza e com as experiencias ricas de mexer com a terra e o cuidar dos animais. Criam, imaginam, fantasiam com a natureza. Quando criança, certamente adorávamos andar descalço e ter contato direto com a terra, com à natureza. Mesmo sem saber que essa simples atitude é uma conexão transformadora são hábitos que são benéficos para o nosso bem-estar, como o contato com a natureza.
Nos dias de férias na chácara, brincadeiras fantásticas surgiam dentro do espaço, ocultas dos olhos humanos adultos e de muitas crianças que esquecem que o brincar não é o computador ou celular e sim, viver as experiencias com outras crianças, com a terra, com as flores, com o mato, com a magia do simples. O viver e o estar presente em cada movimento do corpo. O prazer de agir ao prazer de pensar!
Chegando um dia para buscar minha filha, deparei-me com "criaturas" encantadas: seres pequeninos e travessos que pareciam ter saído dos contos de fadas. Crianças que pulavam na terra, sujas de barro esbeirando-se pelos caminhos dos pneus, subiam em arvores, pegavam o tatu bolinha nas mãos, corriam atrás de galinhas, plantavam e escondiam-se das miradas humanas dos pais, mas deixando transparecer um brilho de alegria, esperteza e extrema felicidade em seus olhares.
Existem dias de um evento chamado Férias na Horta, preenchidas por um espetáculo de música, natureza e cultura. Sob um céu ensolarado ouve-se música de qualidade, em um ambiente praticamente familiar.
Na Chácara Brasil, a magia não estava apenas nas crianças, criaturas e paisagens, mas também na amizade que florescia entre todos. A hospitalidade acolhedora é um traço marcante do lugar, e todos compartilham histórias, momentos de vida, risadas e afetos.
Que a essência desta terra mágica se perpetue e continue a encher de encantamento aqueles que se aventuram em suas trilhas e desvendam seus segredos. A Chácara Brasil é um tesouro oculto, um refúgio para sonhadores e um convite para explorar o encanto que reside em todos nós feito com muito carinho há 6 anos pelo Fábio, João sua mãe Lucia e Andreia. O objetivo é desenvolver o humano vivendo com a natureza e através dela se conectando com o outro, gerando compaixão com a própria natureza e com o próximo. Um lugar de brincar, de vivenciar e de ser criança! Vale a pena conhecer a mágica Chácara Brasil. Até a próxima!
--------------
Os artigos publicados no Jornal de Piracicaba não refletem, necessariamente, a opinião do veículo. Os textos são de responsabilidade de seus respectivos autores.