PIRA, 256 ANOS

Alunos exploram história de Piracicaba através do Cemitério da Saudade

Por Beto Silva |
| Tempo de leitura: 3 min
Divulgação
O objetivo principal do trabalho foi trazer informações sobre o Cemitério da Saudade
O objetivo principal do trabalho foi trazer informações sobre o Cemitério da Saudade

Um grupo de alunos do Ensino Médio, da escola estadual Afonso Cardoso, em Piracicaba, embarcaram em um projeto inovador com objetivo de contar a história da cidade a partir dos túmulos do Cemitério da Saudade. O trabalho envolveu várias áreas; desde a produção de um curta-metragem até a criação de um website, proporcionando uma experiência enriquecedora e significativa para os jovens estudantes. A ideia do curta-metragem surgiu durante a disciplina eletiva, quando o professor  Lailson Leôncio propôs a possibilidade de explorar a riqueza histórica do Cemitério da Saudade como uma forma de enriquecer o aprendizado dos alunos. São do educador as fotos que registram o trabalho.

Bruna Carvalho Araújo, de 17 anos, aluna do 3º ano do Ensino Médio, assumiu a responsabilidade pelas filmagens e edição do curta. Ela conta que não sentiu a necessidade de um roteiro por escrito, pois já tinha em mente a forma como gostaria que o trabalho ficasse. “Durante a primeira visita ao cemitério, visualizei as melhores formas de capturar as imagens, buscando aproveitar ângulos e iluminação favoráveis para retratar o local de forma inspiradora”, explicou.

O objetivo principal do trabalho foi trazer informações sobre o Cemitério da Saudade e destacar a importância de algumas personalidades ali sepultadas, que tiveram papel fundamental na história da cidade e merecem o reconhecimento da população em geral. 

Além disso, os estudantes esperam que a pesquisa desperte a curiosidade das pessoas em relação à cidade e sua história, e que as autoridades públicas possam zelar ainda melhor pelo cemitério como parte do patrimônio histórico local.

Lívia Zen, de 15 anos, do 1º ano do Ensino Médio, teve um papel importante como responsável pelo discurso apresentado durante uma sessão na Câmara Municipal. Ela descreveu a experiência como única e inesquecível, destacando a oportunidade de se conectar com a história da cidade e aprender sobre o legado deixado por gerações passadas. O discurso foi cuidadosamente preparado, com a orientação do professor, abordando o tema com propriedade e paixão, o que rendeu aplausos calorosos dos presentes e a sensação gratificante de ver o resultado do trabalho do grupo.

Nathan Ferreira Gomes, 17 anos, estudante do 3º ano do Ensino Médio, ficou encarregado de criar o website que apresentaria o trabalho do grupo. “O processo de desenvolvimento foi tranquilo, todos os membros do grupo estavam empenhados nas pesquisas e na produção do curta-metragem, o que foi essencial para o sucesso do website”, conta Nathan, que  assumiu o desafio de desenvolver tanto o aspecto visual quanto o técnico do site. Ele  disse que contou com a ajuda dos colegas sempre que encontrava dificuldades ou precisava de opiniões adicionais.

A IDEIA - O professor Lailson contou que a ideia surgiu após uma conversa informal com outro educador, que é tetraneto do primeiro presidente civil do Brasil, Prudente de Moraes, que está enterrado no Cemitério da Saudade. Ele conta que o projeto teve início com um passeio cultural ao Cemitério da Consolação, em São Paulo, onde foram observadas as expressões artísticas em túmulos.

“Esse passeio despertou uma fascinação pela história da cidade de Piracicaba, e o grupo de alunos decidiu criar um projeto educacional como parte de uma eletiva. Com cerca de 32 alunos, o projeto teve encontros semanais com duas aulas de 45 minutos cada, durante um semestre”, explicou. 

Desde o princípio, os alunos ficaram com grande interesse em contar a história de Piracicaba a partir das personalidades sepultadas no Cemitério da Saudade. O foco principal era desmistificar a visão macabra muitas vezes associada aos cemitérios e promover uma visão macro do projeto pedagógico, abrindo novas possibilidades.

Comentários

Comentários