RUMO A PARIS

Após se manter entre as melhores, Seleção Brasileira mira vaga nos Jogos Olímpicos

Por Erivan Monteiro | erivan.monteiro@jpjornal.com.br
| Tempo de leitura: 1 min
Divulgação/CBGinástica
A piracicabana Nicole Pírcio (a primeira à esquerda) é titular do time canarinho
A piracicabana Nicole Pírcio (a primeira à esquerda) é titular do time canarinho

Após a ótima participação nas etapas da Copa do Mundo da Romênia e da Itália, quando ficou entre as melhores do mundo, a seleção feminina de ginástica rítmica voltou ao país e foca agora o trabalho na busca por uma vaga nos Jogos de Paris (França), em 2024. 

De acordo com a Confederação Brasileira de Ginástica Rítmica (CBGinástica), as meninas ficarão um período por aqui, mas já têm viagem programada para a Bulgária no próximo dia 5 de agosto, onde realizarão a aclimatação visando ao Mundial de Valência, na Espanha, que começa no dia 23 de agosto.

“Estou muito feliz e muito realizada. É a certeza de que estamos no caminho certo para o nosso grande objetivo”, disse a piracicabana Nicole Pírcio ao JP, após a etapa de Milão, na Itália. Nicole é titular da seleção, na ginástica de conjunto, ao lado de Bárbara Galvão, Deborah Medrado, Duda Arakaki, Sofia Madeira e Victória Borges. 

CAMINHO

Para chegar ao sonho olímpico, a seleção terá de disputar uma das cinco vagas disponíveis no Mundial. Caso não consiga, o time canarinho terá uma última chance de classificação se for campeã no Campeonato Pan-Americano, previsto para ocorrer entre abril e maio do ano que vem.

A disputa individual de Paris terá 24 ginastas, com limite de duas representantes por país. O Mundial de Valência distribuirá 14 vagas, enquanto o Campeonato Pan-Americano premiará a atleta campeã. 

O Brasil nunca conquistou medalhas na ginástica rítmica em Olimpíadas. O melhor desempenho individual foi o 23º lugar de Natália Gaudio, na Rio 2016. Na disputa por equipes, o país alcançou duas vezes a oitava posição, nas edições de 2000, em Sydney (Austrália), e 2004, em Atenas.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

Comentários

Comentários