2ª EDIÇÃO

Mostra Ambiental Ecoar traz vídeos e podcasts educativos no aniversário de Piracicaba

Evento gratuito acontece em 1º de agosto, às 19h, no NEA (Núcleo de Educação Ambiental)

Por Redação | 27/07/2023 | Tempo de leitura: 2 min
redacao@jpjornal.com.br

Projeto Ecoar

Com o objetivo de lançar vídeos e podcasts produzidos por meio de processos educativos, acontece na próxima terça-feira, dia 1º de agosto (aniversário de Piracicaba), às 19h, no Núcleo de Educação Ambiental (NEA), a "2ª Mostra Ambiental Ecoar". Entre os temas abordados pelos materiais que serão exibidos estão consumo consciente, indústria têxtil, resíduos eletrônicos, descarte de resíduos, compostagem, feiras e hortas, obsolescência programada, resíduos e água, logística reversa, coleta e destino corretos e cooperativas e reciclagem. A entrada é gratuita.

Os materiais foram produzidos ao longo da segunda edição de dois cursos – um focado em podcasts e, outro, em vídeos para a internet – do "Projeto Ecoar – Educação, Comunicação, Ambiente e Resíduos", realizados entre os meses de abril e junho de 2023 e baseados na metodologia da educomunicação, que tiveram como temas consumo consciente e resíduos sólidos.

A iniciativa é realizada pela Aiôn Socioambiental, GMEA (Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental) e Prefeitura de Piracicaba, por meio da Simap (Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente), com apoio da Oca (Laboratório de Educação e Política Ambiental) da Esalq/USP, Tempo D Comunicação e Cultura e Ciclo Vida.

A exibição dos vídeos e podcasts contará com a participação dos estudantes do projeto (produtores dos materiais) em 2023, da equipe pedagógica, de representantes dos parceiros institucionais e dos egressos das turmas de 2022 do projeto. Qualquer pessoa que se interesse pelo tema pode participar e não é necessário realizar inscrição prévia.

"Ao longo dos cursos, tivemos encontros participativos e com boas conversas em que trocamos experiências, conceitos e informações sobre a realidade socioambiental com foco no consumo consciente e gestão de resíduos sólidos. Os participantes produziram vídeos e podcasts e esses materiais serão disponibilizados para a sociedade como materiais pedagógicos, visando multiplicar esses conhecimentos e incentivar a adoção de boas práticas socioambientais. A expectativa é que a 2ª Mostra Ambiental Ecoar seja um momento de celebração, no qual daremos esses materiais de 'presente' para os piracicabanos em comemoração ao aniversário do município", afirma Rachel A. Trovarelli, coordenadora do Projeto Ecoar pela Aiôn Socioambiental.

EDUCOMUNICAÇÃO
No total, os cursos reuniram cerca de 50 pessoas de diferentes faixas etárias e segmentos profissionais. Por meio da metodologia da educomunicação, foram abordadas ferramentas de produção de roteiro, captação e edição, além de educação ambiental, intervenção socioambiental e transformação social.

"A educomunicação é uma metodologia valiosa para construção do conhecimento e da informação de forma coletiva e democrática. Os vídeos e podcasts produzidos pelos estudantes podem contribuir com o diálogo e com a reflexão de demais grupos a respeito das temáticas consumo consciente, resíduos sólidos, educação ambiental e políticas públicas. Valorizamos o envolvimento de todos que participaram da construção desta comunidade de aprendizagem", diz Kelly Coletti, assessora de projetos do GMEA/SME.

Compõem a equipe pedagógica do Projeto Ecoar: Rachel A. Trovarelli (gestora ambiental e doutora em ciências ambientais), Rafael Bitencourt (jornalista e educomunicador), Bruno Garcia (engenheiro e mestre em ciências) e Mariane Plana (gestora e educadora ambiental), que atuam pela Aiôn Socioambiental.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.