OPPENHEIMER

Simulador mostra estragos de uma bomba atômica; veja efeitos em Piracicaba

Sucesso do filme 'Oppenheimer' despertou curiosidade sobre história do físico conhecido como 'Pai da Bomba Atômica'

Por Da Redação | 26/07/2023 | Tempo de leitura: 1 min
Jornal de Piracicaba

Domínio Público

Explosão atômica em Hiroshima
Explosão atômica em Hiroshima

Um dos principais lançamentos cinematográficos do ano, o filme Oppenheimer é uma biografia de J. Robert Oppenheimer, o renomado físico teórico conhecido como o "pai da bomba atômica". Dirigido pelo aclamado cineasta Christopher Nolan, o filme conta a história do físico durante o Projeto Manhattan, que desenvolveu as bombas nucleares que foram detonadas em Hiroshima e Nagasaki ao final da Segunda Guerra Mundial e deram início à Era Nuclear.

Na internet, um simulador da NuclearSecrecy permite que os curiosos testem o raio de alcance de várias bombas nucleares criadas ao longo da história, em diversos locais. O cálculo inclui até onde vai o efeito da onda de choque da bomba, desde o epicentro até as áreas periféricas.

Em Piracicaba, por exemplo, uma bomba atômica de 20 kilotons, mesmo tamanho da que foi lançada em Nagasaki e a mais forte produzida pela equipe de Oppenheimer, detonada no centro da cidade, atingiria regiões próximas aos bairros Mário Dedini, Dois Córregos, Campestre e Jupiá. Além disso, o simulador estima a quantidade de vítimas da explosão, levando em conta a densidade populacional do local escolhido.

ENTENDA DA EXPLOSÃO
1 - Círculo amarelo - Bola de Fogo: local onde a bomba caiu, destruição completa;
2 - Círculo vermelho - Explosão Pesada: Danos sérios ou demolição de construções e número elevado de mortes;
3 - Círculo verde - Explosão Moderada: Incêndios, destruição e abalo de estruturas e mortes generalizadas;
4 - Círculo roxo - Radiação: Vítimas podem sobreviver, mas com chances de desenvolver câncer e morrer por conta da doença
5 - Círculo laranja - Radiação Térmica: Queimaduras de terceiro grau e risco de amputação de membros das vítimas;
6 - Círculo cinza - Radiação Leve: Onda de choque causa quebra de janelas e ferimentos nos atingidos;

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.