HOMENAGEM

Clube de Leitura celebra o Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha

Evento, aberto ao público, acontece na quarta-feira (26), às 19h, na Biblioteca Municipal

Por Redação | 25/07/2023 | Tempo de leitura: 2 min
redacao@jpjornal.com.br

CCS/Prefeitura de Piracicaba

Objetivo do encontro é falar e debater o valor histórico de diversas mulheres negras brasileiras
Objetivo do encontro é falar e debater o valor histórico de diversas mulheres negras brasileiras

A Biblioteca Pública Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto, um equipamento da Prefeitura de Piracicaba, mantido pela Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), realiza nova edição do Clube de Leitura: Bibliodiversidade nesta quarta-feira (26), às 19h. A obra tema do encontro é Heroínas Negras Brasileiras em 15 Cordéis, da escritora Jarid Arraes, em alusão à comemoração do Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. O evento é gratuito.

Os interessados em participar do Clube de Leitura podem se inscrever pelo WhatsApp no número: (19) 3433-3674 ou comparecer no dia e horário. Nesta edição, o Clube da Leitura vai promover o debate de trecho específico da obra, o capítulo Tereza de Benguela, que será lido no início do encontro.

A mediação será feita por Lúcia Helena Silveira, secretária do Centro de Documentação Cultura e Políticas Negra, e também por Melysse Martin, diretora da biblioteca.

Como conta Melysse, o objetivo é falar e debater o valor histórico de diversas mulheres negras brasileiras. "Muitas mulheres negras foram verdadeiras heroínas brasileiras, mas pouco se fala delas, seja na escola ou nos meios de comunicação. Diante desse apagamento, há anos a escritora Jarid Arraes tem se dedicado a recuperar, e recontar, suas histórias", ela conta.

A diretora da Biblioteca Municipal também comenta sobre a obra que motiva o encontro do Clube da Leitura deste mês. "A multiplicidade de histórias revela as mais diversas estratégias de sobrevivência e resistência, seja na linha de frente ou pelas brechas. Este livro reúne 15 dessas histórias impressionantes, ilustradas por Gabriela Pires. Agora, cabe a você conhecê-las, espalhá-las, celebrá-las. Para que as próximas gerações possam crescer com seu próprio panteão de heroínas negras brasileiras".

Os encontros do Clube de Leitura se iniciaram em 2023, nos últimos sábados do mês, no período da manhã, e a partir de junho são realizados nas últimas quartas-feiras do mês, no período da noite.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.