ARTIGO

Cuidado quando você lê que caminhar não é exercício

Por Rogério Cardoso |
| Tempo de leitura: 3 min

Umberco Eco, grande escritor mundialmente famoso certa vez falou: “A internet deu voz a uma legião de imbecis”. Começo este artigo com esta frase porque sempre me causa espanto quando nas midias sociais vejo postagens de pessoas relatando que o exercício da caminhada não serve para nada. E ouço de minhas alunas mais “envelhescentes” que a filha ou neta viu determinado “influencer” falar disso.

Caminhar, em qualquer intensidade é excelente para sua saúde. Não se esqueça disso! Em um recente estudo que saiu no periodico JAMA intitulado “Prospective Associations of Daily Step Counts and Intensity With Cancer and Cardiovascular Disease Incidence and Mortality and All-Cause Mortality” mostra que mesmo a caminhada em ritmo lento e constante reduz o risco de doenças cardíacas e diabetes. E isso é corroborado em mais um estudo do JAMA “Association of Daily Step Count and Step Intensity With Mortality Among US Adults” que além disso sugere que a caminhada reduz o risco de morte precoce, de doenças como sindrome metabolica, cancer entre outros.

Eu já escrevi centenas de artigos aqui falando dos benecificios de qualquer exercicio para as mais variadas condições e prevenções de doenças. A caminhada, como qualquer outro exercicio trabalha grandes grupamentos musculares como quadriceps, gluteos e gastrocnêmio. A ativação deste musculos auxiliam na melhora do condicionamento cardiorespiratorio e da saúde em geral.

Durante a caminhada, a maior parte da musculatura acionada são as dos membros inferiores. Mas em outro estudo que saiu na Revista Scandinavian Journal of Medicine & Science in Sports intitulado “Biomechanical responses of Nordic walking in people with Parkinson's disease” mostra que você pode realizar a caminhada com o uso de peso ou bastões e que isso pode melhorar e potencializar seu gasto calorico bem como aumentar os niveis de força dos membros superiores.  Este tipo de caminhada é chamado de “caminhada nordica”, muito comum nos paises da europa e que aqui podem ser incorporados facilmente. Basta andar com duas garrafinhas de água nas mãos ou com bastões e ir alternando com as passadas naturais da caminhada.

A medida que for ganhando condicionamento você pode alternar periodos de caminhada mais rapida ou mais vigorosa com periodos de caminhada mais leve. Ou ainda variar os terrenos. Ao invés de sempre caminhar no mesmo percurso, por que você não tenta cumprir objetivos e ir em locais diferentes onde se tenha subida e descida?

É importante ressaltar que não existe a coisa do exercicio bom ou exercicio ruim. Do exercicio que não serve para nada do exercicio que serve. Quem fala isso na verdade quer chamar a atenção para que seu serviço ou produto quer vender se sobressaia e com isso, se torne a grande verdade e segredo que somente ele sabia. Isso são tecnicas de vendas chamados gatilhos mentais!  A gente vê isso o tempo todo na internet né?

Melhor do que ficar parado é fazer alguma coisa. E se você tem prazer em caminhar, continue com esta prática. É extremamente benéfico, sua saúde agradece e você fica feliz! É isso o que interessa! Se gosta da caminhada continue, se já faz, tente aumentar a intensidade do jeito que falei acima. E não acredite em tudo que ouve ou vê! Até a proxima!

--------------

Os artigos publicados no Jornal de Piracicaba não refletem, necessariamente, a opinião do veículo. Os textos são de responsabilidade de seus respectivos autores.

Comentários

Comentários