ENCENAÇÃO

Peça inspirada na figura histórica de Harvey Milk chega ao Sesc Piracicaba nesta sexta

Com texto e direção de Michelle Ferreira, espetáculo já está com ingressos à venda

Por Redação | 24/07/2023 | Tempo de leitura: 2 min
redacao@jpjornal.com.br

Divulgação

Nesta sexta-feira (28), às 20h, o Teatro do Sesc Piracicaba recebe o espetáculo "Eu Não Sou Harvey - O Desafio das Cabeças Trocadas" da Cia dos Inquietos, com texto e direção de Michele Ferreira e idealização e interpretação de Ed Moraes.

A peça é inspirada na figura de Harvey Milk (1930-1978), primeiro político dos EUA a se assumir homossexual e um dos principais ativistas na luta pelos direitos humanos, que foi brutalmente assassinado. Em 50 minutos, o ator percorrerá uma trajetória inusitada, que vai do Brasil colonial, até o assassinato de Harvey em 1978. Durante esse tempo, ele tentará provar a tese sobre o seu assassinato.

Sem a proposta de reconstruir de maneira factual e cronológica a trajetória de Milk, a encenação traça paralelos entre a figura do ativista, a realidade brasileira e os processos históricos que levam a humanidade a cometer atrocidades como essa.

HISTÓRICO DO PROJETO
Em 2014, a inquietação do ator Ed Moraes com o crescente número de assassinatos e suicídios por motivos homofóbicos, fez com que ele chegasse à conclusão de que era preciso e urgente falar sobre o tema. Após uma conversa com o jornalista, professor e ex-deputado federal Jean Wyllys, que seguiu supervisionando todo conceito e discurso do projeto, em 2019 inicia-se de fato o processo de pesquisa e montagem do espetáculo, que faz parte da comemoração de 10 anos de Companhia dos Inquietos.

A CIA
Um coletivo de pesquisa fundado em 2009 por Ed Moraes e com a participação de artistas oriundos de diversas companhia e grupos teatrais já consagrados como Centro de Pesquisa Teatral (CPT), Teat(r)o Oficina, Uzyna Uzona, Sutil Companhia, Cia Fábrica de Teatro, Os Satyros e Núcleo experimental, entre outros, com intuito de pesquisar e difundir a nova dramaturgia e encontrar novas possibilidades em linguagens cênicas.

A peça em questão integra o projeto Em.Cena.Ação que, idealizado pelo Sesc Piracicaba, conta com uma programação mensal de espetáculos teatrais que contempla a produção contemporânea em sua diversidade de técnicas e temas, ofertando montagens de novos e consagrados dramaturgos, encenadores e atores.

Os ingressos já estão disponíveis para compra nas bilheterias da unidade e nas plataformas digitais de venda (site ou app Credencial Sesc SP).

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.