TÍPICA

26ª Festa da Polenta espera 25 mil pessoas neste fim de semana em Piracicaba

Festa começa amanhã (21), às 19h, e segue neste sábado (22), a partir das 11h, e domingo (23), às 8h30

Por Fernanda Rizzi | 20/07/2023 | Tempo de leitura: 2 min
fernanda.rizzi@jpjornal.com.br

Claudinho Coradini/JP

Coletiva de imprensa realizada hoje (20), em Santa Olímpia
Coletiva de imprensa realizada hoje (20), em Santa Olímpia

Piracicaba se prepara para receber a esperada 26ª edição da Festa da Polenta de Santa Olímpia que inicia amanhã (21), às 19h, e segue neste sábado (22), a partir das 11h, e domingo, às 8h30. Os visitantes poderão se deliciar com a imersão na cultura italiana, por meio de uma programação repleta de atividades tradicionais, danças típicas e, é claro, a rica gastronomia tirolesa.

Na coletiva de imprensa, realizada hoje (20), estiveram presentes o Secretário de Governo e da Semac, Carlos Beltrame; a Diretora de Projetos Especiais da Secretaria de Governo, Rose Massaruto; o Presidente da Associação de Santa Olímpia, Milton Stenico; o Diretor Cultural da associação, Rudinei Stenico; e Genoveva Stenico, integrante do Circolo Trentino Di Santa Olimpia.

A expectativa é de que 25 mil pessoas participem do evento ao longo dos três dias, superando em 10 mil em relação ao ano anterior. A previsão é que pessoas de 25 cidades visitem a celebração também.

A festa é uma realização da Associação de Moradores de Santa Olímpia, e conta com a dedicação de cerca de 700 moradores de Santa Olímpia, que atuam como voluntários na cozinha, nas barracas e em toda a estrutura. “Nosso intuito é manter a nossa tradição de comunidade que temos aqui, estar ajudando na festa da polenta e até mesmo nas festas das igrejas”, conta Rudinei Stenico, diretor cultural da Associação de Santa Olímpia.

Reconhecida por seus pratos típicos, a festa trará destaques no cardápio, como a famosa polenta de frango, crauti (repolho curtido com pimenta e sal), cucagna (frita de ovos com linguiça, tomate, cebola, queijo e calabresa), canederli (sopa de nhoque preparada com pão amanhecido, trigo, frango e linguiça), polenta brustolada (fatias de polenta assadas na chapa com queijo), polentota (porção de polenta servida com molho de linguiça ou frango), spaghetti, cuscuz, polenta frita, salsichão, porção tirolesa e doces. Além disso, também haverá opções veganas.

Além disso, todo o dinheiro arrecado para a festa é revertido para a comunidade e, principalmente, na cultura. “O dinheiro que arrecadamos é para a própria comunidade, tanto na questão da manutenção da praça e até para os grupos de danças ou aulas de italiano”, explica Rudinei.

“É por isso que a Prefeitura apoia toda a parte estrutural da festa, nós ficamos até emocionados de ver essa participação e entrega da comunidade para essa grande festa. Vale a pena participar e conhecer essa tradição”, disse Carlos Beltrame, secretário da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural).

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.