CULTURA

Festival Internacional de Piano de Piracicaba começa neste sábado

Evento tem apoio da Prefeitura e vai até o dia 20 com atividades em diversos locais

Por Da Redação | 14/07/2023 | Tempo de leitura: 2 min

Divulgação

Edição do Festival realizado em 2022
Edição do Festival realizado em 2022

O Festival Internacional de Piano de Piracicaba (EIPianoPira) chega à 10ª edição com palestras, mesas redondas, masterclasses, workshops e recitais. O evento, com apoio da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), começa neste sábado (15) e segue até o dia 20 em diversos espaços da cidade, como a Estação da Paulista e o Teatro Erotides de Campos, o Tenho do Engenho, além de atividades em espaços privados na cidade. A programação é gratuita.

O 10º EIPianoPira é realizado pelo pianista piracicabano João Paulo Casarotti, hoje diretor artístico e pedagógico da St. Norbert College, nos Estados Unidos. Confira a programação completa aqui: http://eipianopira.com.

O recital de abertura será amanhã (15), com Geoffrey Haydon, da Georgia State University, na Estação da Paulista, às 19h30, com entrada gratuita. O pianista é um dos mais versáteis de sua geração, especialista em jazz, por isso o título da apresentação: Do Clássico ao Jazz.

Domingo (16), às 19h30, também na Estação da Paulista, acontece o recital de diversos pianistas que ministram os masterclasses e workshops do 10º EIPianoPira. Entre os dias 17 a 20 de julho, os recitais serão no Teatro do Engenho, inclusive o de encerramento, às 19h30.

A edição 2023 terá participação de pianistas do Equador, Colômbia, Paraguai, Argentina, EUA, Inglaterra, Coreia, além do Brasil, o que, segundo o criador do evento, João Paulo Casarotti, elevou inclusive o nível técnico do EIPianoPira. Ao todo, são 80 participantes e 20 palestrantes, além de 10 professores.

São eles: João Paulo Casarotti (diretor artístico e pedagógico da St. Norbert College), Alan Huckleberry (professor de piano da University of Iowa), Allison Brewster Franzetti (pianista), Ana María Orduz (professor associado da University of Antioquia, em Medellín, Colômbia), Clélia Iruzun (pianista), Cristina Capparelli Gerling (professora titular de Piano da UFRGS), Eder Giaretta (professor de Piano Criativo), Geoffrey Haydon (professor da Georgia State University), Jonathan Tsay (professor de piano da University of Memphis), Karin Fernandes (professora de Piano Erudito, Música de Câmara e Laboratório de Música Contemporânea Tom Jobim), Leah N. Claiborne (professor assistente da Music da University of the District of Columbia), Leslie Spotz (professor de Piano da Tarleton State University), Maurícy Martin (professor de piano da Unicamp), Uriel Tsachor (professor de piano da University of Iowa) e Regiane Yamaguchi (professora de Piano e Piano Colaborativo da UFCG/Nova de Lisboa).

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.