TRADIÇÃO

Terceiro dia da Festa do Divino tem Tríduo Solene com padre Inácio Cusmano

Por Ronaldo Castilho | ronaldo.castilho@jpjornal.com.br
| Tempo de leitura: 3 min
Alessandro Maschio/JP
No domingo (9), foi realizada missa da derrubada e bênção dos barcos no rio Piracicaba
No domingo (9), foi realizada missa da derrubada e bênção dos barcos no rio Piracicaba

A 197ª Festa do Divino entra em seu terceiro dia, hoje (11), às 20h, com o Tríduo Solene ministrado pelo padre Inácio Cusmano, da Igreja Matriz Imaculada Conceição da Vila Rezende. “O Tríduo nada mais é que uma preparação para a festa, ou seja, e a preparação da comunidade para a festa que se aproxima, para criar um clima, uma espiritualidade maior, de uma convivência maior com a historicidade do Divino Espírito Santo, se usa a liturgia do dia, se faz uma alusão a festividade que está chegando”, explicou o padre Inácio. O Tríduo acontece na Irmandade do Divino Espírito Santo.

ABERTURA

A 197ª Festa do Divino foi iniciada no largo dos pescadores, no salão da Irmandade do Divino Espírito Santo, na manhã de domingo (9), com uma Missa presidida pelo monsenhor Ronaldo Francisco Aguarelli, da Catedral de Santo Antônio, em seguida aconteceu a derrubada dos barcos no Rio Piracicaba. O barco mãe já estava nas águas do rio, e após as bênçãos, um barco foi levado por homens e outro por mulheres até as margens do Rio Piracicaba. A festa é organizado pela Irmandade do Divino Espírito Santo com o apoio da Semac (Secretaria Municipal de Ação Cultural).

Os festeiros deste ano é o Adolpho Queiroz e Elisabete Bertolin que entraram com o pavilhão do Divino na missa. “Fomos honrados com essa deferência da Irmandade para sermos os guardiões das bandeiras deste ano, andamos por muitas casas, bairros, igrejas, estamos iniciando hoje as comemorações do 197 anos, dessa que é a mais antiga e tradicional festa cultural e religiosa da nossa cidade”, salientou.

O monsenhor Ronaldo Francisco Aguarelli presidiu a missa inaugural. “É uma alegria, uma expressão de fé da Irmandade do Divino, mas não só piracicabanos, mas pessoas da região tem uma grande devoção do Divino Espírito Santo, que esta festa seja para nós uma renovação da força do Espírito Santo que vem transformar os corações e todas as realidades, que o Espírito Santo seja para nós uma garantia da presença de Deus em nossas vidas, e assim queremos dar início aos festejos do divino na 197ª edição”, salientou.

PROGRAMAÇÃO

Hoje (11), às 20h, acontece o Tríduo Solene com o padre Inácio Custamo. Amanhã (12), às 20h o Tríduo Solene será com o padre Aramis Bastos da Silva. Na quinta-feira (13), às 19h, jantar com Matheus e Denilson e Donizete Galopeira e Banda. Na sexta-feira (14), às 20h, jantar com a Banda Operária, leilão de prendas e show pirotécnico. No sábado (15), às 13h, apresentação da Congada, no largo dos pescadores; às 15h, procissão do Divino Espírito Santo; às 16h, o Encontro das Bandeiras e queima de fogos; às 17h, Missa do Encontro das Bandeiras; 20h, jantar e música com Sheba e projeto Modão. No domingo (16), às 9h, procissão de Nossa Senhora Aparecida; 10h, Missa de encerramento, passagem da Bandeira ao próximo festeiro e apresentação da Congada, no largo dos pescadores; às 12h, almoço e música com Matheus e Denilson; às 16h, encerramento das festividades.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

Comentários

Comentários