HISTÓRIA

Rodoviária de Piracicaba sedia exposição sobre a Revolução de 1932

Mostra pode ser vista gratuitamente até dia 31 de julho

Por Redação | 10/07/2023 | Tempo de leitura: 1 min
redacao@jpjornal.com.br

Divulgação

A Rodoviária de Piracicaba, em parceria com a Prefeitura e o IHGP (Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba), sedia exposição de 12 fotos históricas sobre o envolvimento dos piracicabanos na Revolução Constitucionalista de 1932, ou seja, há 91 anos. A mostra pode ser vista até 31 de julho, diariamente, das 6h às 23h. A entrada é gratuita.

Feriado no estado de São Paulo, a data de 9 de julho, foi escolhida como o dia do início de uma guerra civil que isolou São Paulo do resto do país. Os paulistas queriam a deposição do presidente Getúlio Vargas e exigiam uma nova Constituição, uma vez que aquela em vigor era do final dos anos 1890. Piracicaba teve participação enviando mais de 600 voluntários, sendo que muitos deles morreram em campo de batalha.

A Revolução Constitucionalista começou em 18 de maio de 1932, com a morte de quatro homens que ficaram conhecidos como MMDC, porque seus nomes eram Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo. Em 9 de julho, o conflito armado foi iniciado e se estendeu até 2 de outubro do mesmo ano. A nova Constituição do Brasil foi implantada em 1934.

Na exposição constam fotografias que retratam os piracicabanos partindo para a guerra, cartas escritas nos fronts de batalhas e monumentos erguidos na cidade em homenagem aos soldados.

A exposição tem apoios da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), do Colégio Piracicabano e do CCMW (Centro Cultural Martha Watts).

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.