ESTREIA

OSP fará estreia mundial de obra inspirada no pai da alquimia

Orquestra trará obra do compositor paulista Alexandre Guerra, dedicada ao violoncelista piracicabano André Micheletti

Por Redação | 10/07/2023 | Tempo de leitura: 3 min
redacao@jpjornal.com.br

Divulgação

Compositor paulista Alexandre Guerra
Compositor paulista Alexandre Guerra

A OSP (Orquestra Sinfônica de Piracicaba) fará a estreia mundial de uma obra do compositor paulista Alexandre Guerra, dedicada ao violoncelista piracicabano André Micheletti e sob regência do maestro Knut Andreas. A canção ganhará ainda registro em áudio, pelo alemão Uli Schneider, um dos maiores engenheiros de som e produtores musicais. As apresentações acontecem no dia 22 de julho, às 16h e 19h, no Teatro Municipal Erotídes de Campos, o Teatro do Engenho.

Composto em três movimentos, o "Concerto Místico para Cello e Orquestra" foi inspirado no mito de Hermes Trismegisto e seus princípios herméticos. Hermes, que teria vivido no Egito quinze séculos antes de Cristo, é o primeiro dos alquimistas e o inventor de um sistema de crenças metafísicas. É também considerado o mestre da astrologia e o inventor de práticas mágicas.

O maestro Knut Andreas lembra que no ano passado a OSP teve a oportunidade de executar uma obra de Alexandre Guerra, a suíte sinfônica "Brasil Azul", do documentário homônimo da Disney+ premiado no New York Festivals Competition. "É o reconhecimento da qualidade artística de todo o elenco da OSP. Alexandre Guerra é um nome ímpar na música atual e suas obras são executadas pelas mais importantes orquestras e intérpretes dentro e fora do Brasil", avalia o diretor artístico e regente titular da OSP.

Alexandre Guerra define seu trabalho como "uma música a serviço das histórias", algo que também norteia essa obra: "a coluna vertebral foi a figura do Hermes e seus princípios, que mesmo depois de milhares de anos chegam até nós de uma forma quase que intuitiva", informa ele, que tem 11 álbuns lançados e no ano passado teve 22 concertos com obras de sua autoria. É autor de mais de 120 composições, em parceria com diretores como Jayme Monjardim, Bruno Barreto, Se?rgio Machado, Marcelo Machado e Daniel Augusto.

Segundo ele, a ideia de dedicar um concerto a André Micheletti deve-se ao reconhecimento do piracicabano como um dos maiores violoncelistas no país. "O André me apresentou uma série de possibilidades técnicas do instrumento e esses recursos foram incorporados à obra. Ele acompanhou a gênese de tudo e, inclusive, participou na alteração e adaptação daquilo que tivesse o idioma e a executabilidade no instrumento", completa o compositor.

O registro em áudio pelo alemão Uli Schneider é considerado um marco, avalia Knut Andreas. Schneider é responsável pela produção de consagrados álbuns da Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo). Ele fez gravações para as orquestras filarmônicas de Berlim, Viena, Minas Gerais e Goiás. "A intenção é que a gravação seja transformada no primeiro disco da OSP", informa o diretor artístico e regente titular.

O concerto de 22 de julho terá ainda as composições "Andante Festivo", de Jean Sibelius, e a "Sinfonia n° 5", de Ludwig van Beethoven. Os ingressos gratuitos estarão disponíveis a partir das 10h do dia 21, no site megabilheteria.com, e a distribuição presencial será 30 minutos antes de cada sessão, de 50 ingressos, na bilheteria do Teatro.

A Temporada 2023 da OSP é realizada pela Prefeitura do Município de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), e tem o patrocínio prata da Hyundai e Drogal, apoio da Caterpillar e parceria da Rádio Educativa FM, Rádio Jovem Pan, Jornal de Piracicaba, Ibis Styles, Empem, MegaBilheteria e Monte Sul.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.