INCENTIVO

Inauguração de geladeira literária marca os 135 anos do Mercado Municipal de Piracicaba

Ação faz parte do projeto 'Viajando na Leitura', iniciativa promovida pela APL em parceria com o IHGP

Por Fernanda Rizzi | 05/07/2023 | Tempo de leitura: 2 min
fernanda.rizzi@jpjornal.com.br

Alessandro Maschio/JP

Geladeira tem o objetivo de incentivar a leitura e torná-la mais acessível à população
Geladeira tem o objetivo de incentivar a leitura e torná-la mais acessível à população

Durante as comemorações dos 135 anos do Mercado Municipal de Piracicaba foi inaugurada uma geladeira literária do Projeto "Viajando na Leitura", iniciativa promovida pela APL (Academia Piracicabana de Letras) em parceria com o IHGP (Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba), que tem como objetivo incentivar a leitura e torná-la mais acessível à população.

Vitor Pires Vencovsky, presidente da APL, destacou a importância da ocasião: "Aproveitamos essa data muito importante dos 135 anos do Mercado Municipal e, em parceria com a Associação do Comércio Varejista do Mercado Municipal, resolvemos abrir um espaço para que o público que frequenta diariamente possa acessar alguns livros, ler ou levar para casa. É um momento significativo em que estamos cumprindo nossa missão de promover a leitura em Piracicaba.”

O Projeto "Viajando na Leitura" teve início no ano passado, quando geladeiras literárias foram instaladas nos terminais de integração Central, Vila Sônia e Piracicamirim. Devido à grande demanda e ao apoio da comunidade, o projeto foi expandido para espaços de destaque, entre eles, o Mercado Municipal.

Thaís Gabriele Magro, presidente da Associação do Comércio Varejista do Mercado Municipal, ressaltou a parceria: "Hoje inauguramos nossa geladeira em conjunto com a APL e o IHGP. Você pode vir aqui ler, trazer ou levar embora um livro. É uma parceria que foi muito legal."

O espaço inaugurado no Mercado Municipal proporciona aos interessados em leitura a oportunidade de sentar, ler um livro ou levar para casa e compartilhar com outras pessoas. “A cidade de Piracicaba é reconhecida por sua relevância cultural, e os organizadores do projeto encorajam a comunidade a aproveitar esses espaços disponibilizados”, completou Vencovsky.

Alexandre Neder, jornalista e membro do IHGP, enfatiza que a ação quebra a dificuldade que as pessoas têm em procurar um lugar específico para a leitura, como uma livraria ou um local cultural. “Como o Mercado recebe um grande número de pessoas, elas têm acesso a uma geladeira que chama atenção e que contém livros. A interação cultural possibilita que as famílias que passam por aqui tenham acesso à cultura. O livro apaixona, enobrece a alma e enriquece o espírito evolutivo das pessoas."

Quem tiver interesse em doar livros e geladeiras, pode entrar em contato com o IHGP pelo e-mail ihgp@ihgp.org.br.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.