Uma área de 360 mil m², localizada às margens da Rodovia do Açúcar, em Piracicaba, continua atraindo os olhares da população e de profissionais da área da educação de Piracicaba e região. O campus Taquaral, da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), que sempre chamou a atenção por conta da estrutura e beleza, volta ao centro das atenções da educação piracicabana, dessa vez por conta do destino.
Com atividades limitadas desde janeiro de 2023, quando a Unimep, em recuperação judicial, transferiu os cursos para o Centro, o Taquaral passou a ser uma opção para abrigar uma universidade pública. Uma comitiva formada pela deputada estadual Professora Bebel (PT), a vereadora Rai de Almeida (PT), além de ex-professores, levou ao Ministério da Educação a ideia de usar o campus como lar de uma instituição federal. As tratativas chegaram ao vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), que sugeriu que a Ufscar (Universidade Federal de São Carlos) fosse expandida para lá. Segundo o reitor da Unimep e diretor-geral da Educação Metodista, Ismael Forte Valentim, houve o contato e há interesse na negociação. “Há interesse por parte da gestão da Educação Metodista. A Unimep não foi formalmente contatada, mas houve diálogo com o Conselho Superior de Administração na pessoa da sua presidente”, confirmou. Hoje, o curso de Cinema e Audiovisual e setores administrativos continuam no espaço.
Segundo Professora Bebel, o interesse foi positivo por parte do MEC (Ministério da Educação). “Nas conversas que venho mantendo com as autoridades, incluindo o presidente Lula, o vice Geraldo Alckmin e o ministro da Educação, Camilo Santana, é muito grande a receptividade”, comentou. “Acreditamos muito que é há várias possibilidades de fazer com que toda a estrutura do campus Taquaral, infelizmente desativada por conta da crise que a instituição atravessa, possa vir a ser encampada por uma instituição pública de ensino superior” disse a vereadora Rai de Almeida. “Os benefícios serão imensos, e ganhará Piracicaba e toda a nossa região, que não conta com uma universidade pública federal do porte da Ufscar”, afirmou Bebel. “Para além do primeiro ponto, que é a educação em Piracicaba, é fato que entendemos também que todo um ciclo se movimentará e poderá se beneficiar dessa proposta”, comentou Rai.
A administração da Ufscar afirmou, porém, que não há negociações em andamento, apesar de dois docentes aposentados da Unimep terem procurado a reitoria para apresentar um projeto de ocupação do Taquaral.
FUTURO
Rai de Almeida diz que a comitiva tem mantido contato direto com a Metodista, mantenedora da Unimep. “Temos conversado, também, com os advogados deles, contratados para cuidarem das questões das dívidas tributárias da rede”, citou.
Para o reitor da Unimep, mesmo com a proposta, a ideia ainda é ampliar as atividades conforme a recuperação judicial for avançando. “O projeto de recuperação e planejamento apontam para o fortalecimento da Unimep no Centro, em todos os espaços já utilizados e, naturalmente, ampliando”, disse o reitor Ismael Forte Valentim.