PERSONAGENS

Em workshop no Senac Piracicaba, dubladora Beta Cinalli mostra técnicas e atuação

Dubladora é conhecida por dar voz a personagens como Betty em Betty in NY, Sarah em Power Ranger Super Ninja Steel e Shany em Polly Pocket

Por Roberto Gardinalli | 01/07/2023 | Tempo de leitura: 2 min
roberto.gardinalli@jpjornal

Claudinho Coradini/JP

O Senac Piracicaba recebeu ontem (30) o workshop “Dublagem: Desvendando os Segredos da Atuação por trás das Vozes”, ministrado pela dubladora Beta Cinalli. Destinado a pessoas a partir dos 16 anos de idade, o workshop deu a oportunidade aos participantes de aprender com uma das referências da dublagem no Brasil.

Beta Cinalli é responsável por dar vida a personagens icônicos, como Betty em Betty in NY, Sarah em Power Ranger Super Ninja Steel e Shany em Polly Pocket. Além disso, também atua como diretora de dublagem de produções renomadas, incluindo El Internato Las Cumbres e Pinkfong, entre muitos outros projetos.

Na atividade, Beta contou como os interessados podem entrar no mercado da dublagem. “Para ser dublador, você precisa ser ator, com DRT de ator, porque precisamos ter a técnica de interpretação e um curso de técnicas de dublagem. Você precisa entender como funciona”, contou. Sobre a rotina de trabalho, a profissional conta que tem uma agenda cheia de surpresas. “No mesmo dia a gente morre, a gente mata, a gente tem um filho, a gente perde o filho”, disse.

Rodrigo Fernandes Carvalho, um dos participantes do workshop, comentou que o bate-papo com Beta o fez ter novas perspectivas sobre a profissão. “Está me levando para lugares que eu não imaginava. Inicialmente eu vim por conta da dublagem, mas aprendemos também sobre a parte do mixador de áudio, que é uma parte bastante interessante da dublagem”, disse. Já Lucas Raphael aproveitou a oportunidade para conhecer melhor a profissional. “Ela dublou Betty em NY, uma super novela americana, e está aqui dando o melhor curso de todos os tempos, isso é maravilhoso. A gente está aprendendo a dublar a desenvolver melhor a profissão no país”, comentou.

A programação integra a 16ª Mostra Senac de Artes Cênicas do Senac Piracicaba, que traz a oportunidade ao público de vivenciar uma experiência artística completa, por meio de espetáculos teatrais, oficinas e workshops, entre outras atrações. (Fernanda Rizzi)

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.