Saúde

UPAs Vila Cristina e Vila Sônia começam a ser administradas pela OSS Mahatma Gandhi

Por André Thieful |
| Tempo de leitura: 3 min
Arquivo/JP
UPA Vila Sônia será administrada por Organização Social de Saúde
UPA Vila Sônia será administrada por Organização Social de Saúde

A OSS (Organização Social de Saúde) Mahatma Gandhi começa neste sábado (01) a administrar as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) Frei Sigristi, na Vila Cristina, e Nestor Longatto, na Vila Sônia. A gestão terceirizada das unidades é uma aposta da Prefeitura para sanar o problema da falta de médicos e outros profissionais nas unidades de urgência e emergência.

A nova gestora promete disponibilizar 29 médicos e 313 funcionários nas duas unidades. Conforme explica o secretário de Saúde, Filemon Silvano, ter esse número de profissionais vai fazer com que as unidades prestem o serviço de forma plena. “Para se ter uma ideia, hoje, nas duas unidades temos 135 servidores nas equipes multiprofissionais. Agora vamos contratar mais de 340. Dessa forma, a unidade terá condições de dar o suporte e agilidade necessários para melhorar o atendimento aos pacientes”, ressaltou.

Ainda segundo Silvano, os profissionais que atuavam nas UPAs Vila Cristina e Vila Sônia vão reforçar as equipes das outras UPAs – Piracicamirim e Vila Rezende –, além da COT (Central de Ortopedia e Traumatologia) e do Samu, suprindo assim a demanda e melhorando o atendimento de urgência e emergência em todas as frentes. “Nesta semana também passamos a contar com mais 16 médicos, por meio do projeto Mais Médicos para o Brasil, que atuam na rede de Atenção Básica. Dessa forma, com essa adesão ao programa do Ministério da Saúde e a chegada da OSS, esperamos zerar a falta de médicos no município”, comemora o secretário.

COMO SERÁ – No novo formato de atendimento, a UPA Vila Cristina vai contar com equipe médica diurna composta por quatro clínicos, três pediatras e dois médicos na observação (urgência) e, no período noturno serão três clínicos, dois pediatras e um médico na observação. Já na UPA Vila Sônia a equipe médica diurna será composta por três clínicos, dois pediatras e um médico na observação e, no noturno com dois clínicos, dois pediatras e um médico na observação. Todas as etapas do processo seletivo estão no site oficial da Organização Social Mahatma Gandhi https://www.associacaomahatmagandhi.com/processo-seletivo.

Segundo Rafaella Giraldi, coordenadora de contratos da OSS, a equipe multiprofissional será fortalecida. “A equipe passará a contar com assistente social, enfermeiro, psicólogo, farmacêutico e nutricionista que, além da operacionalização dos serviços, realizarão atendimentos e desenvolverão ações de promoção à saúde”, disse ela ao reforçar que, em curto prazo, disponibilizará exames de ultrassonografia nas duas unidades.

DIGITAL – Outra mudança será na recepção e atendimento ao paciente, que passam a ser de forma digital e por senha. “Vai ser um atendimento igual ao de um plano de saúde particular. A pessoa chega, retira sua senha que a acompanhará até a alta médica. Além disso, durante a triagem e atendimento médico, a chamada dos pacientes será feita por sistema sonoro e monitores de televisão que indicarão a senha a ser atendida e onde o paciente deverá comparecer dentro da unidade. Isso já estará integrado com o novo software de saúde e também ao Cartão Pira Cidadão, que dará maior agilidade no atendimento. Cabe reforçar que a fiscalização das ações será feita por comissões já nomeadas, conforme prevê a legislação vigente”, completou Filemon Silvano.

Comentários

Comentários