Nosso mandato popular realizou nesta semana na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo audiência pública sobre desafios e possibilidades dos Institutos Federais de Educação em São Paulo, que contou com a participação de professores, estudantes e funcionários técnicos e administrativos de Institutos Federais de diversos campi no estado de São Paulo (entre eles São Paulo, Pirituba, São Miguel, Jacareí, Catanduva, Barretos, Capivari, Itaquaquecetuba, Guarulhos, Campinas, Suzano, Piracicaba e outros), com brilhantes contribuições para a compreensão do tema proposto na audiência.
Participaram da nossa mesa Alexandre Vidor, da SETEC/MEC, Luiz Cláudio de Matos Lima Jr, (ex-diretor do Campus São Paulo), Maíra Martins (Coordenação do SINASEFE), Davi Perez Aguiar (ex-prefeito de Bebedouro), Célio Marcos Colombo Molteni (IF - Barretos), Luiz Fernando de Freitas Camargo (IF - São Miguel Paulista), Clayton Lima da Silva (professor da rede estadual de ensino), Luiza Martins (presidenta da UPES), Taise Braz (vereadora em Catanduva), Rafael Natera (IF - Catanduva), Denilson (IF - Sorocaba), Carla (IF - Itaquaquecetuba).
Pudemos compreender que o ensino médio integrado ao ensino técnico-profissional é o modelo de ensino médio de melhor qualidade no nosso país e um dos melhores do mundo. Isso pode ser verificado pelo fato de que os estudantes dos IFs que participaram da Prova Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) terem ficado no 11° lugar na classificação geral, enquanto o Brasil, de forma global, ficou em 55° lugar. Um modelo infinitamente melhor e oposto à farsa da reforma do ensino médio que queremos revogar e que o meu mandato popular tem se esforçado, inclusive já tendo levado esta demanda ao presidente Lula e ao ministro da Educação, Camilo Santana.
É muito importante para o futuro da Educação brasileira a expansão dos Institutos Federais em todo o estado, para que possam ser ampliadas as vagas para muito além das 81 mil vagas atuais. Isso beneficiará a todos, inclusive Piracicaba e região.
Isso requer a recuperação dos investimentos, que foram extremamente reduzidos durante o governo Bolsonaro e que já voltaram a ser ampliados no atual governo do presidente Lula. Requer também a contratação de mais professores e funcionários, transporte, alimentação e muitas outras providências.
Nosso mandato está do lado dessa luta e trabalhará junto com toda a comunidade para alcançar esses objetivos. Por meio do diretor do Ministério da Educação e Cultura presente à audiência e todos os demais canais ao nosso alcance, faremos chegar todas as reivindicações e contribuições ao Governo Federal.
Na audiência, também defendi a necessidade de termos um campus da Universidade Federal de São Carlos na Piracicaba, utilizando a infraestrutura do Campus Taquaral da Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) atualmente desativado, para que nossa juventude tenha a oportunidade de acessar o ensino superior de qualidade.
Essa pauta também foi tratada em meu encontro com o Vice-Presidente e Ministro da Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, no dia 17 de junho, assim como sobre o desenvolvimento industrial da região de Piracicaba, juntamente com dirigentes do SIMESPI.
Meu foco é educação, serviços públicos de qualidade, direitos da população paulista, em nunca deixar de priorizar a nossa região, a qual tenho a honra e satisfação de representar na Assembleia Legislativa.
--------------
Os artigos publicados no Jornal de Piracicaba não refletem, necessariamente, a opinião do veículo. Os textos são de responsabilidade de seus respectivos autores.