CULTURA NIPO

'Japão na Praça', em Piracicaba, celebra os 115 anos da imigração japonesa no Brasil

Festa acontece na Praça José Bonifácio e vai até às 22h; evento continua amanhã

Por Roberto Gardinalli | 24/06/2023 | Tempo de leitura: 1 min
roberto.gardinalli@jpjornal.com.br

Claudinho Coradini/JP

Começou neste sábado (24), a nona edição do Japão Na Praça, evento que festeja os 115 anos da imigração japonesa no Brasil. Nesta edição, os visitantes poderão desfrutar de uma variedade de atrações que celebram a cultura nipo-brasileira, como gastronomia, danças típicas, exposições e concurso de cosplay. O evento segue até as 22h. Amanhã (25), a festa começa às 11h e vai até às 19h, na Praça José Bonifácio, no Centro.

"Hoje estamos na nona edição. É uma edição muito especial porque nesse ano a gente comemora 115 anos da imigração japonesa no Brasil. A gente está com alguns eventos especiais. E, neste ano, estamos com algumas atrações especiais, que são os pratos frios, como sushi, sashimi, inarizushi. Além dos tradicionais yakissoba, tempurá, pasteis, e muitas atrações culturais", disse Pedro Mizutani, um dos organizadores e integrante do Clube Cultural Recreativo Nipo Brasileiro de Piracicaba.

Entre os destaques do evento está a gastronomia japonesa, com uma ampla seleção de pratos típicos, como temaki, hot roll, sashimi, inarizushi, combinado (sushi e sashimi), yakisoba, tempurá, lámen, gyoza, coxinha, pastel e batata-frita. E, claro, a sobremesa também não fica de fora: crepe, espeto de morango, churros, maça do amor, raspadinha, cappuccino.

Além disso, a programação também está recheada apresentações variadas, como danças típicas e esportes. O público poderá apreciar a abertura com o Grupo Todos Nós, Taiko, Karaokê, mágica com o mágico Edson Iwassaki, Odori, sertanejo com Luis Yabiku, karatê, Kung Fu, kendô e entre outros.

Os amantes da cultura pop japonesa também poderão apreciar uma exposição repleta de elementos da cultura japonesa e participar de um concurso de cosplay, onde os participantes poderão se vestir como seus personagens favoritos, mostrar sua criatividade e ganha prêmios. (Fernanda Rizzi)

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.