MURO E ARTE

Muro da Escola Estadual Dr. Prudente de Moraes ganha nova 'cara' com arte coletiva

Ação contou com a participação de mais de 600 pessoas

Por Fernanda Rizzi | 23/06/2023 | Tempo de leitura: 2 min
fernanda.rizzi@jpjornal.com.br

Alessandro Maschio/JP

A Escola Estadual Dr. Prudente de Moraes, localizada na rua José Pinto de Almeida, no Centro, ganhou uma nova e vibrante aparência em seu muro na tarde desta sexta-feira (23). Por meio do projeto MuroArte, idealizado pelo ilustrador e caricaturista Camilo Riani em parceria com a Agência Neurônio Adicional, a comunidade se uniu para revitalizar o local e transmitir uma mensagem de esperança com a arte.

O projeto MuroArte nasceu em 2019, quando Camilo Riani, ao passar em frente à instituição, deparou-se com o muro da escola em estado de deterioração e pichações. Esse cenário inspirou uma reflexão sobre a importância da arte como forma de transformação e comunicação coletiva.

No entanto, antes que a segunda etapa do projeto pudesse ser concluída, Riani enfrentou desafios pessoais, incluindo o diagnóstico de uma doença autoimune que afetou seus movimentos e impossibilitou a realização de sua arte. Apesar disso, ele manteve o desejo de envolver a comunidade no processo criativo.

"Eu tinha esse desejo de fazer uma arte em que eu pudesse ter apenas uma ideia inicial e fazer com que as pessoas a realizassem", compartilha Riani. Essa visão coincidiu com a proposta da Agência Neurônio Adicional, e assim a parceria foi estabelecida.

O conceito central da arte no muro são as mãos das pessoas, representando a união e a identidade de cada indivíduo. Riani começou o desenvolvimento da obra em pequenas telas, utilizando canetas, nas quais retratava as palmas das mãos das pessoas. Essa abordagem simboliza a importância da arte e da expressão humana, remetendo também às pinturas rupestres encontradas em cavernas, que são um registro histórico da humanidade.

Mais de 600 pessoas, com idades de 1 a 90 anos, contribuíram para a criação dessa obra coletiva. Entre os participantes estão alunos da escola, funcionários, familiares, vizinhos, pessoas que passam diariamente pelo local e até mesmo patrocinadores envolvidos no projeto.

"A participação da comunidade foi essencial para a concretização desse projeto. Ter todas essas mãos representadas no muro é uma celebração da união e um símbolo de esperança", enfatiza Riani.

A iniciativa do artista Camilo Riani visa não apenas embelezar o espaço, mas também promover a paz nas escolas e uma sociedade mais civilizada por meio da arte. O projeto MuroArte se destaca como um sopro de vida e renovação para Piracicaba, mostrando como a arte pode unir pessoas e transformar espaços públicos em locais de inspiração e reflexão.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

Alessandro Maschio/JP
Alessandro Maschio/JP
Alessandro Maschio/JP
Alessandro Maschio/JP
Alessandro Maschio/JP
Alessandro Maschio/JP

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.