INVENTAR

Premiada, 'Brinquedos e Inventos para Dança' chega ao Sesi Piracicaba

Apresentação gratuita acontece sábado (24) peça brinca com o imaginário das crianças

Por Redação | 23/06/2023 | Tempo de leitura: 2 min
redacao@jpjornal.com.br

F. Barella/Divulgação

A Confraria da Dança apresenta no próximo sábado, 24 de junho, no Teatro Sesi Piracicaba, o espetáculo 'Brinquedos e Inventos para Dança' - classificação livre, recomendado para faixa etária dos 7 aos 12 anos. A peça é um convite às crianças para uma brincadeira de inventar movimentos e palavras, ligar pontos e emaranhar fios. O evento começa às 16h e tem entrada gratuita. Os ingressos podem ser reservados pelo site www.sesisp.org.br/eventos (Unidade Piracicaba).

Com criação e interpretação de Diane Ichimaru e Marcelo Rodrigues, e direção artística, dramaturgia, texto, cenografia e figurinos de Diane Ichimaru, 'Brinquedos e Inventos para Dança' tem duração de 50 minutos, nos quais todos juntos embarcam em uma história sem pé nem cabeça, ou melhor: com pés e cabeças dançando para todo lado. Uma ideia puxa a outra e a dança contamina coadores, bolas de meia, pedacinhos de papel, chaleiras e prateleiras. A proposta é que cada criança na plateia imagine o que quiser e reinvente o universo com brinquedos para dançar.

O espetáculo, vencedor do Prêmio Funarte Petrobras de Fomento à Dança 2005, permeia o universo lúdico que nutre a criatividade infantil. O espetáculo desafia as crianças a embarcarem em um jogo ágil de conexões. Desde o início, a plateia é levada a construir a dança em cumplicidade com os bailarinos, com liberdade para quebrar a sequência tradicional de uma história, ou seja, começo, meio e fim.

A comunicação oral também é ingrediente presente na obra. O jogo de percepções entre as frases verbais e frases corporais impulsiona cada criança a desenvolver seu próprio percurso de conexões. Assim, as ideias apresentadas em cena sofrem interrupções, fragmentações, desvios de caminho, construindo paisagens poéticas, situações lúdicas e oníricas. Composta por Rafael dos Santos, a trilha musical é própria do espetáculo e perpassa múltiplas vertentes da música de nosso país, desde a influência europeia trazendo a valsa e a marcha, seguindo pela diversidade rítmica oriunda da cultura indígena e africana presentes no lundu e no maxixe, arrematando com seu onírico piano erudito.

Reserva de ingressos pelo site www.sesisp.org.br/eventos. Mais informações pelo telefone (19) 3403-5900 ou WhatsApp (19) 99771-2718.

HISTÓRICO
Fundada em 1996, em Campinas, por Diane Ichimaru e Marcelo Rodrigues, a Confraria da Dança acumula premiações na Funarte/Ministério da Cultura, Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, Cultura Inglesa, APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) e Sesi-SP com projetos direcionados à pesquisa da linguagem, criação e manutenção de espetáculos autorais. Mais informações sobre a Confraria da Dança estão disponíveis no site www.confrariadadanca.com.br ou nas redes sociais: @confrariadadanca25anos.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.