CRIAÇÃO

Mostra 'Cria: experiências de invenção' chega ao Sesc Piracicaba nesta sexta-feira

Com curadoria de Marconi Drummond a mostra ficará disponível para visitação de 23 de junho a 29 de outubro

Por Redação | 21/06/2023 | Tempo de leitura: 2 min
redacao@jpjornal.com.br

Paula Monroy

Nesta sexta-feira (23), às 18h, na Área de Exposições, acontece a abertura da exposição "Cria: experiências de invenção". Com curadoria de Marconi Drummond, Cria reúne esculturas sonoras, máquinas-livro, fotografias, jogos ancestrais, poesia visual, videoarte, intervenções gráficas, entre outras manifestações. O evento contará com a presença de alguns dos artistas integrantes da exposição. 

O propósito da exposição é fazer com que o público, sobretudo as crianças, vivenciem um conjunto de obras de arte construídas com diferentes linguagens por meio de leituras polissensoriais. O título da exposição é baseado nas palavras criação, criança e cria – significados conectados à criatividade e como sinônimo de filhote. "Cria já anuncia no seu nome a potência da (re)invenção e solicita um espectador emancipado", comenta o curador.

Agregando o público adulto em seu programa, Cria incentiva práticas participativas, interativas e sensoriais por meio de obras concebidas especialmente para essa exposição e conta com artistas que operam, nas suas criações, questões e experiências passíveis de serem articuladas e partilhadas com o público infantil.

Segundo o curador, diferente da maior parte dos adultos, que imagina a ideia da arte intocável e até mesmo inacessível, as crianças são movidas pela curiosidade e pela capacidade investigativa, livres de prejulgamentos. Todos os componentes da cadeia expositiva – o mobiliário, a sinalização, as peças gráficas, o projeto educativo e os dispositivos de acessibilidade –, estarão alinhados com a proposta da curadoria e do público-alvo: as crianças.

Cria_experiências de invenção reúne trabalhos dos seguintes artistas: Bruno Rios, Cao Guimarães, Cássia Macieira, Guilherme Mansur, Guto Lacaz, O Grivo, Origem (Patrícia Sabino e Maurício Lima), Regina Silveira, Stela Barbieri, Warja Lavater, além dos fotógrafos José Medeiros, Otto Stupakoff e Thomaz Farkas.

A mostra ficará disponível de 23 de junho a 29 de outubro. Os horários de visitação acontecerão de terça a sexta das 13h30 às 21h30 (com possibilidade de agendamento para grupos no período da manhã) e, aos sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 18h. Para mais informações acesse: www.sescsp.org.br/CRIA/.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.